• Edição 211
  • 31 de março de 2010

Saúde e Prevenção

Cuidados com o preparo da alimentação na Páscoa

Nutricionista dá dicas de como pescados devem ser escolhidos, higienizados e preparados

Igor Soares Ribeiro

Em época de páscoa, os ovos de chocolate são os alimentos que ocupam o primeiro lugar na lista de compra do consumidor. O peixe, outro item da lista, representa o prato principal da Sexta-feira Santa.  Mas no momento da compra o consumidor deve ter cuidado na escolha.

Saber o que está  levando para casa é importante. “No ato da escolha do pescado, o consumidor deve observar atentamente o cheiro, a aparência geral, as brânquias, a consistência da carne, escama, pele e olhos. O cheiro deve ser característico do pescado, porém não deve ser forte e desagradável, as brânquias devem apresentar coloração rósea ou vermelha, devem estar úmidas e brilhantes. A carne deve ser firme, com escamas bem aderentes e os olhos claros e brilhantes”, alerta a nutricionista Wânia Monteiro, da UFRJ.

Segundo a especialista, os frutos do mar se enquadram nas mesmas características dos pescados: aspecto geral brilhante, liso e úmido, cheiro característico e leve, carne firme e consistente.

Armazenamento e higienização

A nutricionista explica que os pescados e frutos do mar devem ser eviscerados (retirada das vísceras) e resfriados logo após a captura, sendo então armazenados  em temperatura média de 0°C. Se comprados congelados, é necessário verificar o prazo de validade e, quando for preparar o pescado, deve-se descongelar na geladeira (temperatura média de 4°C) e consumir no máximo em 48 horas. Por fim, caso o produto seja comprado resfriado, é recomendável consumir no máximo em 24 horas.

Existem alguns cuidados imprescindíveis para melhor proveito do pescado, como estar resfriado ou congelado, seja no transporte, exposição ou compra. No ato da compra, não se deve enrolar o produto em jornais, visto que são altamente contaminados. Deve-se ter atenção na higiene do local e verificar o aspecto de limpeza do responsável pelo manuseio do pescado; o profissional não pode manusear, por exemplo, dinheiro.

De acordo com Wânia, os pescados mais indicados para o consumo são a sardinha, atum, salmão e arenque. “Esses peixes são altamente nutritivos por seu elevado teor de gorduras poliinsaturadas, como o ômega 3. Esse tipo de gordura, que é benéfica para o coração, atua no organismo na redução do LDL-colesterol e do colesterol total”, aconselha a nutricionista. 

Uma dica da especialista para se ter os benefícios da ingestão de peixes: o melhor é consumi-los assados, cozidos e grelhados, nunca fritos ou enlatados.