• Edição 211
  • 31 de março de 2010

Agenda

Até 5 de abril

UERJ promove curso sobre implantes ósseos na clínica odontológica

Na perda ou fratura de algum dente ou raiz que precise ser extraído e substituído, os implantes ósseo-integrados são a primeira opção de trabalho devido a seu excelente resultado final. Por isso, o curso de extensão “O Uso de Implantes Ósseo-integrados na Prática Clínica Odontológica”, realizado pela Uerj e coordenado pelos professores Hélio Rodrigues Sampaio Filho, Bruno Brenner Pentagna e Paulo Sérgio Cople Ferreira, tem como objetivo fornecer meios, informações e treinamento que habilitem realizar tratamentos protéticos utilizando implantes ósseo-integráveis.

O curso se destina a estudantes de odontologia, a partir do 6º período e que tenham cursado cirurgia bucal e periodontia, além de cirurgiões-dentistas que queiram se atualizar. As aulas ocorrem às quintas-feiras, de 8 de abril de 2010 a 20 de janeiro de 2011, das 18h às 22h.

As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Centro de Produção da Uerj (www.cepuerj.uerj.br) até o dia 5 de abril. Para mais informações envie e-mail para cepuerj@uerj.br ou telefone para (21) 2334-0639.


6 de abril

Aulas de dança de salão no Hospital Universitário

Na terça-feira, 6 de abril, começam as aulas de dança de salão no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ). Elas são ministradas pelo professor Genilson Leite e ocorrem às terças e quintas-feiras, das 12h às 13h, na sala 10E-37, no 10º andar do hospital. A atividade, promovida pelo Centro Cultural do HUCFF, é aberta à comunidade do HUCFF.

As inscrições são realizadas no Centro Cultural, localizado no subsolo do HUCFF (Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária), próximo aos elevadores. Mais informações pelo telefone (21) 2562-2610. 


6 de abril

Eleição da diretoria da Faculdade de Farmácia

Entre os dias 6 e 8 de abril acontece a eleição da diretoria da Faculdade de Farmácia da UFRJ para o quadriênio 2010/13. A principal proposta do atual diretor Carlos Rangel Rodrigues e do vice-diretor Lúcio Mendes Cabral, que concorrem em chapa única nesta eleição paritária, é a criação do curso noturno de graduação em Farmácia.

Para ser eleito ao segundo mandato, Carlos Rangel deverá obter a maioria absoluta dos votos – 50% mais um – em pelo menos dois dos três segmentos: corpo discente, docente e de funcionários. Vale lembrar que na eleição de 1994, também concorrendo em chapa única para a direção da Faculdade de Farmácia, o candidato Antônio Carlos Carreira de Freitas não conseguiu se eleger.

No dia 9 de abril ocorre a apuração. O pleito será realizado no hall do bloco A do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária, das 10h às 16h.


Até 6 de abril

Formação em Transpsicomotricidade Educacional na UERJ

A Transpsicomotricidade Educacional propõe colaborar com a Reforma Educacional, através do estudo complexo sobre o movimento humano, enquanto ação sobre o mundo interno e externo, buscando compreender as muitas dimensões do ser nessa relação. Por isso, graduados das áreas de Saúde, de Educação e áreas afins poderão se inscrever no curso Formação em Transpsicomotricidade Educacional oferecido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e coordenado pelos professores Martha Lovisaro e Eduardo Costa.

 
O curso acontecerá aos sábados, de 15 em 15 dias, de 9h às 17h, com carga-horária de 280 horas presenciais e 152 horas de estudos dirigidos e monografia. As inscrições serão online, no site do Centro de Produção da Uerj www.cepuerj.uerj.br, até o dia 6 de abril. Para mais informações, acesse a página do Centro de Produção www.cepuerj.uerj.br, envie um e-mail para cepuerj@uerj.br ou telefone para (21) 2334-0639.


Até 9 de abril

Abuso de drogas é tema de curso no Instituto de Psiquiatria

O Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ prorrogou as inscrições até o dia 9 de abril para o curso de extensão “Impasses e Estratégias de Abordagem do Uso e Abuso de Drogas”, que será realizado pelo Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas (Projad) entre os meses de abril e julho deste ano.

O objetivo do curso é possibilitar a discussão em torno das questões práticas daqueles que enfrentam vícios como as drogas e o álcool, além de desenvolver estratégias para lidar com esses problemas e superá-los. As aulas são quinzenais e têm caráter semi-presencial, com carga horária de 110 horas. O próximo encontro está marcado para o dia 10 de abril, das 8h30 às 18h.

O projeto, que tem coordenação dos professores Marcelo Cruz, Salette Ferreira e Luana Ruff, todos vinculados ao Projad-Ipub, conta também com a participação de profissionais de outras instituições. O Ipub está localizado na Avenida Venceslau Brás, 71 fundos, Urca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3873-5517 ou através do email projad@ipub.ufrj.br.