• Edição 210
  • 25 de março de 2010

Teses

Estudo descreve comportamento de raias de Fernando de Noronha



Thiago Etchatz

Aline Augusto Aguiar, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto de Biologia da UFRJ (IB), defende a tese de doutorado “Biologia e Ecologia Alimentar de Dasyatis americana (Chondrichthyes; Dasyatidae) no Arquipélago de Fernando de Noronha” na próxima quarta-feira (31/03). A defesa ocorre às 13h30, na sala 06 do IB (Ecologia), no bloco A do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária. 

De acordo com a doutoranda, o estudo está dividido em quatro capítulos. O primeiro trata de uma revisão geral sobre o estado no Brasil dos estudos sobre biologia e ecologia alimentar de tubarões e raias. Os demais visam a ampliar os conhecimentos acerca da raia D. americana – conhecida como raia prego –no Brasil. O objetivo da pesquisa foi verificar se a biologia e o comportamento alimentar das raias prego no Arquipélago de Fernando de Noronha, durante o seu desenvolvimento, independem do habitat.  

A hipótese foi verificada a partir da descrição do comportamento de forrageamento – busca por alimento e/ou território –, da dieta das raias e do teste estatístico da relação entre tais propriedades biológicas e variáveis ambientais. A metodologia utilizada envolveu desde pesquisas em bancos de dados para formulação do inventário das publicações brasileiras, até amostragens subaquáticas para coleta de dados.  

Até então, no país, as referências encontradas para o estudo da biologia e ecologia alimentar de tal grupo de peixes cartilaginosos se restringiam à descrição da dieta de poucas espécies. A observação das D. americana mostrou que elas são capazes de realizar vários comportamentos altamente plásticos e complexos enquanto buscam território e comida solitariamente. Seu pico de atividade de alimentação ocorre durante as marés altas.  

A pesquisa concluiu que o comportamento das raias prego é baseado principalmente em estímulos ambientais e que existe uma relação direta entre a ocorrência dos comportamentos de forrageamento, a dieta de D. americana e as características do Arquipélago de Fernando de Noronha.