Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 269
15 de setembro de 2011

Agenda

16 de setembro

“Serviços, Saúde e Marketing: Coexistência Possível?”



No dia 16 de setembro, a professora Heloísa Leite, do Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Coppead) da UFRJ, ministra a palestra “Serviços, saúde e marketing: coexistência possível?”, das 11h às 13h, no Salão Nobre do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG).

O evento reforça a política proposta pela nova direção do IPPMG, de maior visibilidade ao Instituto. O endereço do IPPMG é rua Bruno Lobo, 50, Cidade Universitária – RJ.


Até 16 de setembro

Inscrições para o II Congresso Paraolímpico Brasileiro e I Congresso Paradesportivo Internacional


O “2º Congresso Paraolímpico Brasileiro e o “1º Congresso Paradesportivo Internacional” acontecerão nos dias 27 a 29 de outubro de 2011, no Center Shopping – Centro de Convenções da Universidade Federal de Uberlândia. O evento é organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, a Academia Paraolímpica Brasileira, a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia/Minas Gerais, Universidade Federal de São Paulo e a Universidade de Campinas.

As inscrições e submissões de trabalhos vão até 16 de setembro. Para mais informações, ligue para (21) 2334-7917 ou mande e-mail para congressoparaolimpico@proex.ufu.br.


19 de setembro

5ª Semana de Pós-Graduação de Bioquímica Médica

Entre os dias 19 e 23 de setembro, ocorre a “5ª Semana de Pós-Graduação de Bioquímica Médica” no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ.

O evento é organizado por alunos de pós-graduação em bioquímica do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) e é voltado para alunos de graduação, pós-graduação e professores da área de ciências da saúde.

As palestras, minicursos, apresentações orais e de pôsteres de alunos acontecem no Auditório Rodolpho Paulo Rocco, que fica no subsolo do Bloco K do CCS.

Mais informações podem ser obtidas em http://www.spgbioqmed.com/. O endereço do CCS é Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária.


26 de setembro

Conferência extra no Instituto de Biofísica


No dia 26 de setembro, o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ realiza a conferência "Controle epigenético durante a morfogênese e regeneração de membros".

A doutora Kátia Carneiro de Paula, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-UFRJ), ministra a conferência a partir das 12h, na sala G1-022, no Bloco G do IBCCF, que fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O endereço do CCS é Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária.


28 de setembro

Inscrições para a “17ª Semana de Microbiologia e Imunologia”

Entre os dias 26 e 30 de setembro, acontece a “17ª Semana de Microbiologia e Imunologia”. As palestras e minicursos são organizadas pelos alunos do Curso de Bacharelado em Ciências Biomédicas e o Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG) da UFRJ. O encontro conta com a participação de pesquisadores renomados de diversas universidades e institutos do país.

As atividades serão realizadas no IMPPG do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ) que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.

Os trabalhos devem ser enviados até 23 de setembro, para o site www.semanamicroeimuno.com.br, onde as inscrições devem ser realizadas e mais informações podem ser obtidas.


28 de setembro

1º Simpósio Internacional e Workshop sobre Identificação e Intervenção Precoce nas Psicoses


O Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub-UFRJ) anuncia que estão abertas as inscrições para o “1º Simpósio Internacional e Workshop sobre Identificação e Intervenção Precoce nas Psicoses”, que acontece de 28 de setembro a 1º de outubro.

O simpósio acontece no Anfiteatro Leme Lopes, Instituto de Psiquiatria – Ipub-UFRJ que fica na Av. Venceslau Brás, 71 (fundos), Botafogo, e terá tradução simultânea, pois conta com a participação de convidados internacionais.

O principal objetivo do evento será oferecer uma perspectiva panorâmica dos principais estudos recentes, integrando a gênese fenomenológica da experiência psicótica aos instrumentos de avaliação e à prática clínica.


A realização da inscrição e consultas sobre a programação podem ser feitas em www.lab-psicopatologia.org.


29 de setembro

5º Simpósio de Oncobiologia


Nos dias 29 e 30 de setembro, o Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ realiza o “5º Simpósio de Oncobiologia”.

O encontro conta com a presença de profissionais conceituados de diversas universidades do país. As atividades se iniciam às 8h30, em ambos os dias, e acontecem nos Auditórios Professor Marcos F. Moraes e Rodolpho Paulo Rocco, que ficam no subsolo do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

As inscrições e a programação encontram-se no site www.oncobiologia.bioqmed.ufrj.br. O endereço do Centro de Ciências da Saúde é Avenida Carlos Chagas Filhos 373 – Cidade Universitária.


30 de setembro

Simpósio “Desenvolvimento de Fitoterápicos


O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ realiza, no dia 30 de setembro, o simpósio “Desenvolvimento de Fitoterápicos”. O encontro acontece a partir das 8h45, no Auditório Hélio Fraga, que fica no 2º andar do Bloco K, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O simpósio, organizado pelo professor Roberto T. Sudo, conta com a presença de professores de diversas universidades do país para discussão de assuntos como “Fitomedicamentos no Brasil”, “Da planta ao medicamento”, “Conceitos gerais da Fitoterapia”, entre outros.

O endereço do Centro de Ciências da Saúde é Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária.



Anteriores