Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 268
1 de setembro de 2011

Microscópio


Biossegurança, Bioética e Boas Práticas com Animais

Louise Rodrigues

 

O “Ciclo de Palestras em Biossegurança e Ética com Animais”, que acontece às terças-feiras de setembro, outubro, novembro e dezembro deste ano, tem como meta principal discutir os riscos das atividades laboratoriais de forma a minimizá-los ao máximo e formar a consciência de aplicar os conhecimentos corretos de biossegurança nos procedimentos. O evento cria um espaço de reflexão sobre o respeito pela qualidade de vida e abre portas para informar e adequar procedimentos, mantendo a biossegurança em pauta o ano todo.

A biossegurança está presente no cotidiano, e é indispensável o respeito às regras. Segundo a professora Sônia Soares Costa, coordenadora de Biossegurança do CCS, é importante que a biossegurança não seja vista como uma imposição, e sim como uma medida de proteção individual e coletiva. Ainda de acordo com a professora, o dia em que esse comportamento de precaução e cuidado for internalizado, os problemas diminuirão.

A bioética, por sua vez, prevê o comportamento ético e respeitoso por todas as formas de vida. Segundo a professora Sônia Costa, a bioética é indispensável para o sucesso de qualquer pesquisa ou procedimento, uma vez que o respeito ao próximo é o pleno exercício da humanidade, seja esse próximo um ser humano, um animal ou uma planta.

As boas práticas com animais são exigências para a realização dos trabalhos de pesquisas. Assim, projetos com uso de cobaias animais, aqui no CCS, devem ser previamente registrados e autorizados pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Já o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA),  é responsável pela criação e manutenção da lei que regulamenta os procedimentos para uso de animais. Tais órgãos só fazem reiterar a importância da bioética nas boas práticas com animais em experimentação.

Na UFRJ

A professora Sônia Costa aponta ainda algumas particularidades do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A UFRJ possui uma disciplina chamada “Bioética, Biossegurança e Boas Práticas com Animais em Experimentação”, ministrada no CCS, aberta a alunos, técnicos e docentes visando o exercício das atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de saúde. O empenho da coordenação de biossegurança em prol da melhora das condições de trabalho e saúde no CCS, pode ser exemplificado pela abolição do uso de cigarros dentro do prédio.


A campanha de conscientização dos riscos e consequências é referência nacional e os resultados são extremamente satisfatórios. Por outro lado,as condições de infraestrutura deixam a desejar. Por exemplo, ainda não há entreposto para facilitar o descarte de rejeitos químicos. Outro problema é o departamento de Biossegurança não possuir um telefone para casos de necessidade ou urgência ou mesmo para atividades cotidianas da condenação.

De acordo com Sônia Costa, ainda não há senso de consciência generalizada de proteção individual em laboratório, por exemplo. “É comum pessoas de jaleco aberto, sem luvas, sem máscara, com chinelos e sandálias de dedo e, até mesmo, se maquiando dentro dos laboratórios”, alerta a professora.

Ela acrescenta:“Por isso, a conscientização é o primeiro passo para que biossegurança, bioética e boas práticas com animais em experimentação não fiquem apenas na sala de aula, mas na prática nos laboratórios de ensino e pesquisa.”

O evento

O “Ciclo de Palestras em Biossegurança e Ética com Animais” acontece nos dias 13 de setembro, 4 de outubro, 8 de novembro e 6 de dezembro. Sempre das 12h às 13h, no Auditório do PCM (bloco F – CCS).

Serão abordados temas como “Biossegurança em Laboratórios de Anatomia”, “A Importância da Ciência em Animais de Laboratório na Pesquisa Científica: fatores que afetam os resultados experimentais”, “Avaliação da Segurança de Plantas Geneticamente Modificadas” e “OGMs Aplicados ao Meio Ambiente – Monitoramento e Tratamento Ambiental”. Os participantes receberão certificados.

 

 

Anteriores