Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 268
1 de setembro de 2011

Por uma boa causa

Conhecimento médico esclarece métodos caseiros para tratamento de doenças

Rafael Amendola

Tratar doenças utilizando métodos caseiros é o foco do Por uma Boa Causa deste mês. Além de não passarem de excesso de cuidado, em muitos casos, eles também podem complicar o estado de saúde do paciente. Apesar das pessoas se automedicarem seguindo os conselhos, que parecem ser seguros, de amigos e parentes, o melhor que se tem a fazer é procurar atendimento médico.  

Em geral, isso nem sempre acontece, e nessas horas o que prevalece é a “sabedoria popular”. Mas, então, por que muitas pessoas preferem se automedicar em casa e correr riscos?

A doutora Cláudia de Abreu Costa, da clínica-médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), explica que esses mitos populares, na verdade, têm explicações científicas que as pessoas desconhecem. “Em geral, basta apenas um pequeno sinal de melhora da saúde para que as pessoas pensem que todos os métodos que utilizarem dará resultado”, diz.

Um dos problemas de saúde tratados em casa são os furúnculos, por exemplo. “Métodos caseiros para tratar furúnculo, como compressas com chás de plantas, podem agravar as lesões por causarem dermatites de contato e por essas plantas serem alergênicas. O furúnculo precisa ser drenado para sua resolução; então, compressas com água morna vasodilatam a pele, rompendo o furúnculo e resolvendo o problema. Não precisamos de outras substâncias para que isso ocorra”, esclarece a doutora.

Outra doença bastante automedicável é a febre. “Quando se está com febre, o cérebro manda um comando ordenando que a pessoa se aqueça, pois percebe a sensação de frio”, afirma a médica. Para tratar a febre alta, os métodos caseiros propõem o uso de cobertores e agasalhos para que o ar não faça mal ao enfermo. Na verdade, o que os médicos recomendam é justamente o contrário: deve-se despir, pois o contato com o ar, nesse caso, é benéfico para o corpo.

Métodos caseiros são aplicados no combate à acne, como óleos vegetais,  o da babosa, por exemplo; e pasta de dente é  usada nas espinhas. Nenhuma dessas crenças teve sua eficácia comprovada pela ciência.  Cláudia dá sua opinião a respeito: “Peles com acne em geral são oleosas, uma dieta rica em frituras e chocolates nos fornece os nutrientes para a produção endógena dessa oleosidade cutânea. O ideal é uma alimentação rica em fibras e líquidos para deixar a pele mais hidratada e menos oleosa.”  Portanto, é fundamental procurar um dermatologista e manter o cuidado com a dieta e a pele.

Ponto em comum

As virtudes medicinais dos chás são de conhecimento milenar, especialmente seus efeitos estimulantes. É uma crença popular que geralmente funciona e é  explicada também pela ciência. Suas propriedades terapêuticas e cosméticas, como neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce, ajudam a prevenir doenças cardíacas e circulatórias, acelerar o metabolismo e  queimar gordura corporal; são cada vez mais comprovadas.


“Os chás, de uma maneira geral, são sempre bons para o nosso organismo, ajudam a hidratar o corpo, melhorando o funcionamento dos rins, dos intestinos e da pele. Além disso, eles são líquidos quentes e leves, e podem nos ajudar em casos de insônia, pois relaxam a musculatura cervical, auxiliando a chegada do sono”, Cláudia complementa.


Anteriores