Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 262
02 de junho de 2011

Agenda

Até 04 de junho

Inscrições para XV Semana Acadêmica de Biologia


De 6 a 10 de junho ocorre no Centro de Ciência e Saúde (CCS) da UFRJ a 15ª edição da Semana Acadêmica de Biologia – a BioSemana 2011. Organizada por estudantes do Instituto de Biofísica, desde 2008, a Semana já é considera um dos maiores eventos do CCS, reunindo cerca de 500 alunos para a troca de conhecimento e experiências na área acadêmico-científica, educacional e de extensão, através de metodologias diversificadas e desenvolvidas pelos próprios discentes.

Esta edição do evento conta com 28 minicursos, 16 palestras e três mesas redondas, além de vídeos-debate, Biodrops, oficinas e um concurso de fotografias como o tema Biodiversidade. As inscrições vão até 4/06 e só podem ser realizadas pela Internet. Informações no site do evento: www.biologia.ufrj.br/biosemana.

 


08 de Junho

Dia mundial do meio ambiente


O Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ realiza um dia ecológico e interativo para comemorar  o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 08 de Junho. Ao longo do evento serão também apresentados programas ambientais realizados pelo CT.

Os temas debatidos envolvem impactos ambientais, sustentabilidade, diversos tipos de geração de energia, além de discussão sobre a viabilidade do encerramento de lixões e a criação de aterros sanitários.

A programação inclui palestras, atividades culturais e feira agroecológica. Para participar desse dia verde basta levar 1kg de alimento não perecível, que será doado para a cooperativa de catadores Riocoop-2000. O evento, que começa às 8h30, ocorre no Hall do bloco A do CT e Salão Nobre da Decania, na Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.

 


09 de Junho

Palestra sobre tuberculose


O Centro de Pesquisa em Tuberculose, da Faculdade de Medicina da UFRJ está em sua penúltima palestra do cronograma de debates sobre tuberculose. Os temas abordados envolverão perfis genotípicos de cepas de M. Tuberculosis de pacientes resistentes e pacientes selecionados em diversas regiões do Brasil, além de perfis genotípicos e resistência aos fármacos de cepas de M. Tuberculosis isolados de pacientes no Rio de Janeiro. O evento será apresentado pela professora Paula Gonçalves do Santos, do Programa Acadêmico de Tuberculose da UFRJ,  no dia 09 de Junho, no auditório Halley Pacheco, às 13h. O auditório fica no 8º Andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº 255 Cidade Universitária.

 


Até 10 de junho

Seleção para Mestrado e Doutorado 2011 em Biotecnologia Vegetal


O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2011. O Programa possui três áreas de concentração: “Biotecnologia de Organismos Fotossintetizantes”, “Biotecnologia de Microrganismos Relacionados a Plantas”, “Inovação e Gestão Estratégica em Biotecnologia”; caráter plurinstitucional e multidisciplinar, congregando docentes de seis instituições: UFRJ, UFRRJ, Uerj, UniRio, Embrapa e Inpi, e é conceito quatro no Capes.
O Período de matrícula vai até 10 de junho, e a inscrição deve ser realizada na secretaria do Programa, na sala 032 (2º andar) do bloco K, do Centro de Ciências da Saúde (CCS),  entre 10h e 16h ou via Sedex, até 6 de junho. Informações no site www.ccsdecania.ufrj.br/biotecnologia ou no telefone 2562-6676.



13 de junho

Palestra sobre Medicina Nuclear na Nefrourologia


 

A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) promove em 13 de junho, às 20 horas, no Hotel Hampton Park (São Paulo), uma discussão de casos sobre Nefrourologia na Medicina Nuclear. A palestra é direcionada a médicos nucleares e profissionais que atuam em áreas correlatas da Medicina Nuclear, como químicos, físicos, enfermeiros e farmacêuticos.  As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Informações no site  www.sbbmn.org.br.


18 de junho

ProHArt ganha reconhecimento internacional


No dia 18 de junho, o ProHArt - Programa de Hipertensão Arterial do HUCFF – receberá o diploma oficial concedido pela Sociedade Europeia de hipertensão, durante o Congresso Europeu de Hipertensão Arterial, em Milão, na Itália.

O diploma torna o ProHArt reconhecido como Centro de Excelência em Hipertensão Arterial. Assim, é o primeiro Centro de Excelência em Hipertensão no Brasil e na América Latina. A coordenadora do Programa, drª Elizabeth Silaid Muxfeldt, irá ao congresso receber o diploma em nome do ProHArt. “Isso obviamente nos abrirá portas para aumentar as nossas parcerias internacionais, principalmente com os grupos de pesquisa em Hipertensão na Europa”, acredita a coordenadora.

O Programa de Hipertensão Arterial do HUCFF também já tem parceria com o professor Jan Staessen, da Universidade de Leuven, na Bélgica, e com o professor David Calhoun nos Estados Unidos - Universidade do Alabama.

Na mesma cerimônia, Elizabeth Muxfeldt também receberá o título de membro da Sociedade Europeia de Hipertensão.

O ProHArt, que também é coordenado pelo dr Gil Salles, pertence ao Serviço de Clínica Médica, que tem a chefia da drª Alycia Coelho.

.


18 de junho

Festival Mama África e Brasil de Capoeira

Está marcado para 18 de junho (sábado) mais uma edição do Festival Mama África e Brasil de Capoeira, no Sesc Niterói. O evento conta com oficinas de Capoeira Regional, Capoeira Angola e Infantil, mesa-redonda com tema livre, oficinas de Jongo, Maculelê, Pernada Carioca e Samba de Roda, apresentações e roda aberta.

O evento vai das 8h30 às 16h e a entrada é franca. O Sesc Niterói fica na rua Padre Anchieta, 56, Centro. Mais informações pelos telefones (21) 2719-9825 e 2719-9119.



Anteriores