Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 262
02 de junho de 2011

Por uma boa causa

Doenças Sexuais Masculinas


Luana Severiano

Doenças Sexualmente Transmitidas (DSTs) são doenças infecciosas disseminadas, principalmente, através do contato sexual em relações homo e heterossexuais. Apesar de atingirem ambos os sexos, algumas dessas doenças são mais comuns em homens e outras, mais frequentes nas mulheres. Normalmente, mais descuidados, menos preocupados com a saúde e, por vezes, preconceituosos com determinados exames, as doenças sexuais masculinas são o foco do Por uma Boa Causa deste mês.

Aids, HPV e sífilis são umas das DSTs mais conhecidas, contudo correspondem a apenas uma pequena parte de um conjunto que engloba mais de dez tipos. Dessa forma, durante o mês de junho, o Olhar Vital vai abordar em uma série de quatro reportagens outras doenças menos conhecidas, mas não menos importantes:  modos de infecção, vetor responsável, prevenção, possíveis lesões e tratamento.

Com base na opinião de especialistas no assunto, saberemos mais sobre a Clamídia, a doença que mancha a cueca; a Gonorréia, uretrite causada por uma bactéria que, ao microscópio, assemelha-se a um pequeno rim; o Condiloma, que pode causar lesões verrugosas; a Herpes Simples, cuja principal característica é a de produzir infecções latentes, potencialmente recorrentes, e o Cancro, uma DST aguda e contagiosa, que se caracteriza por lesões genitais ulceradas e dolorosas que evoluem com a supuração (saída de pus) dos linfonodos (gânglios) inguinais. Acompanhe nas próximas edições informações sobre essas doenças.


Anteriores