Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 261
26 de maio de 2011

Agenda

30 de maio

Projeto Novos Talentos da Rede Pública


Em 30, 31 de Maio e 1º de junho, o Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (IBqM) promove, em Paraty (RJ), mais uma edição dos Cursos de Férias para professores e alunos do ensino básico. As atividades ali desenvolvidas fazem parte do programa Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública. O evento tem como objetivo promover a discussão entre os participantes da rede e conta com a presença de cientistas convidados, que buscam estimular a criatividade através da união da Ciência com a Arte.

O programa Jovens Talentos, criado por Leopoldo De Meis - professor emérito do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ - envolve 18 universidades públicas brasileiras e tem como seu principal objetivo buscar novos caminhos para um ensino eficiente. Através do desenvolvimento de atividades que facilitam o aprendizado, profissionais tentam desmistificar a Ciência e aproximá-la de jovens de baixa renda. O professor já recebeu inúmeros prêmios por suas atividades em prol da Ciência.

No período de 2009 a 2011, o total dos cursos experimentais de curta duração foi de 111: 96 para alunos e 81 para professores. Além disso, foram realizados 102 estágios para alunos e 23, para professores. Com esses dados, desde a sua criação, em 1985, já foram 2.885 alunos e 927 professores participantes, somando o total de mais de 11 mil alunos atendidos e mais de quatro mil professores envolvidos.

 


31 de maio

Terapia Celular e Bioengenharia

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) realiza no dia 31 de Maio seminário do programa de terapia celular e bioengenharia. O tema “Terapia com células do cordão e o sangue menstrual: novas opções” será apresentado pela professora e doutora Regina Coeli dos Santos Goldenberg. O seminário acontece no dia 31 de Maio, terça-feira, às 12h na sala 9 do Instituto de Biofísica. Avenida Carlos Chagas Filho, 373. Edifício do Centro de Ciências da Saúde, Bloco G, Sala G1-019, Cidade Universitária. Informações 2562-6789.

 


1 de junho

II Colóquio Internacional de Direitos Humanos


O Laboratório de Direitos Humanos da Faculdade de Direito (FND/UFRJ) promove o “II Colóquio Internacional de Direitos Humanos” no período de 08 a 10 de Junho no Salão Nobre da FND. Rua Moncorvo Filho, 8, Centro, Rio de Janeiro. O Colóquio englobará três atividades simultâneas: conferência, apresentações de trabalhos (papers), e minicursos. Inscrições para o colóquio: são gratuitas e podem ser feitas até 01 de junho de 2011, online, no site do Laboratório de Direitos Humanos www.ladih.org.

 


2 de junho

II Encontro do Nespefe: Corpo e Educação Física


O II Encontro do Nespefe: Corpo e Educação Física, ocorre de 8h as 17h, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão) no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ). O encontro tem o intuito de proporcionar um dia profícuo de debates, reflexões e vivências em torno de temáticas relacionadas ao corpo na contemporaneidade, a partir de olhares interdisciplinares. As mesas e conferência serão realizadas no CCS e as oficinas, na Escola de Educação Física. Avenida Carlos Chagas Filho, 373, bloco K, Cidade Universitária. Mais informações em: www.eefd.ufrj.br/encontronespefe



Até 03 de junho

X JOPEM - Jornada de Pediatria para Estudantes de Medicina


 

Acontece no período de 06 a 07 de junho no Salão Nobre do Instituto de Puericultura e Pediatria Matargão Gesteira (IPPMG/UFRJ), na Cidade Universitária a X Jornada de Pediatria para Estudantes de Medicina. A abertura está marcada para as 10h e às 10h30 a primeira palestra com o professor Grant Carvalho Jr , que vai falar sobre “A Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI)”. O programa cultural apresentará exposições e premiação de trabalhos feitos por acadêmicos de medicina com temas relacionados à criança. Redações, crônicas, poemas, fotografias, posters, telas, gravuras, entre outros. Os melhores trabalhos serão premiados com livros de Pediatria. O IPPMG fica na Rua Bruno Lobo, 50, Cidade Universitária.


06 de junho

2º Encontro de Enfermagem de Macaé e Região


De 06 a 10 de junho acontece o 2º MACAENF – Encontro de Enfermagem/ Macaé e Região promovido pelo Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Campus Macaé e pela Fundação Educacional de Macaé. O evento este ano terá como eixo temático “As Marcas da Identidade da Enfermagem e a Construção do Saber/Fazer”. O evento terá como objetivos promover o intercâmbio científico entre profissionais, professores, estudantes de enfermagem e áreas afins; possibilitar a integração entre a comunidade local, a gestão da saúde e a Universidade através da pesquisa científica. Além de discutir tendências e possibilidades de melhorias para a saúde com ênfase na situação epidemiológica de Macaé. Voltado para profissionais, professores e estudantes de Enfermagem e áreas afins, o encontro acontece no Pólo Cidade Universitária de Macaé.

.


até 07 de junho

Inscrições para mestrado em Saúde da Família

A Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz está com inscrições abertas para o mestrado profissional em atenção primária em saúde, com destaque na estratégia da saúde da família. O mestrado tem o objetivo de fomentar a produção de novos conhecimentos e inovação na atenção primária à saúde na cidade do Rio de Janeiro. O curso oferece 22 vagas e é voltado exclusivamente para profissionais da área de saúde que atuam na Estratégia de Saúde da Família e apoio matricial às Equipes de Saúde da Família no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. As inscrições vão até 07 de Junho, feitas através do site www.ensp.fiocruz.br


Vagas para clínicos no Hospital São Domingos (MA)

O Hospital São Domingos, maior hospital de São Luis, tem vaga para clínicos com residência completa, nos setores da enfermaria, ambulatório e  Pronto Socorro. O hospital conta com 300 leitos, CTI, centro cirúrgico e emergência aberta, com toda a estrutura para exames laboratoriais e de imagem (RM e PET Scan) e todas as especialidades médicas. Os interessados devem entrar em contato com Cláudio Carneiro, diretor médico do hospital, pelos telefones (21)99851188, (21)96064849, (98)81121611 ou pelo e-mail: claudiocarn@gmail.com.



Anteriores