Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 257
28 de abril de 2011

Agenda

29 de abril

VII Jornada de Nutrição Clínica


O Instituto de Nutrição Josué Castro (INJC- UFRJ), com o intuito de atualizar nutricionistas, profissionais da área da saúde, estudantes de graduação e pós-graduação em Nutrição e de áreas afins, promove, em 29 de abril, a “VII Jornada de Nutrição Clínica”, com o tema “Suplementação Nutricional na Prática Clínica: Como e Quando Fazer”.

As inscrições vão de 9 a 28 de abril e podem ser feitas pela internet ou no Instituto de Nutrição Josué de Castro. Inscrições e informações no site www.nutricao.ufrj.br/jornada ou pelo telefone (21) 2562-6596.

 


até 2 de maio

Inscrições para curso Orientação Profissional

Para lidar com as incertezas dos jovens no momento em que buscam despertar o gosto por uma carreira, o Instituto de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) oferece o curso “Orientação Profissional na Atualidade: Uma Abordagem Clínica.

O curso tem três abordagens: educacional, organizacional e clínica, porém com enfoque maior nesta última. As aulas acontecem aos sábados, das 13h às 17h, entre 07 de maio e 02 de julho de 2011.

Os interessados devem inscrever-se até 02 de maio, no site do Centro de Produção da Uerj (Cepuerj). Informações no site do Cepuerj – www.cepuerj.uerj.br. Duvidas, envie um e-mail para cepuerj@uerj.br ou telefone (21) 2334-0639.


03 de maio

Workshop internacional discute riscos de aditivos químicos


O uso de substâncias químicas em produtos industriais é tema de debate promovido pela Coppe/UFRJ no “III Workshop Riskcycle - Rio de Janeiro: Environmental and Health Risks of Chemical Additives and Recycling Materials” (Riscos à saúde e ao meio ambiente provocados por aditivos químicos e materiais de reciclagem).

O evento, que reúne pesquisadores brasileiros e de países europeus e asiáticos, ocorre entre os dias 03 a 05 de maio, de 9h às 18h, na Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ, localizada Rua Lauro Müller, 3, em Botafogo.

A programação completa está em www.getres.ufrj.br. Mais informações através dos telefones (21) 2562-7775 ou (21) 2562-7776.


03 de maio

Conferência sobre Prioridades da Vigilância em Saúde


O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove, em 3 de maio, a conferência “Prioridades da Vigilância em saúde”, a ser ministrada pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Jarbas Barbosa.


O evento ocorre às 14h30, no auditório nobre do Iesc. O endereço é Avenida Horácio Macedo, s/n, próximo a Prefeitura Universitária da UFRJ – Cidade Universitária.



03 de maio

Ciência às 6 e meia - "Feitiços e a medicina alternativa"


Sob o título "Feitiços e a medicina alternativa"  o professor Franklin David Rumjanek – UFRJ abre a série de palestras realizadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF), no dia 4 de maio.
Nessa palestra alguns estudos sobre homeopatia, medicina ortomolecular, e tantas outras especialidades serão discutidos além de inquirir por que somos tão crédulos quando a promessa da juventude eterna se apresenta diante de nós.

  
A palestra tem entrada franca e acontece às 18h30  no auditório do CBPF, rua Xavier Sigaud 150, Botafogo, RJ (Próximo ao shopping Rio Sul), com Transmissão pela internet: mms: //itv.cbpf.br/cienciaseisemeia


06 de maio

Inscrições para o Primeiro Curso de Biologia de Artrópodes Vetores


 A primeira edição do Curso de Biologia de Vetores (CBAV) acontece de 27 de junho a 08 de julho de 2011, no campus da UFRJ em Macaé. O curso contará com aulas teóricas e práticas, seminários, grupos de discussão e abordará um amplo espectro de assuntos.

Cada aula será ministrada por um ou mais pesquisadores de diversas instituições do país e do exterior. São 30 vagas para alunos dos diversos grupos de pesquisa do Brasil.

As inscrições devem ser feitas até dia 06 de maio no site: http://www.eventos.bioqmed.ufrj.br/curso-de-biologia-de-artropodos-vetores


6 de maio

Pré-inscrições para a turma de Mestrado profissional para professores de Biologia

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), em colaboração com o Instituto de Biologia e Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) oferece 15 vagas para a primeira turma do Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia.

O curso é presencial e está voltado para o aprendizado da Filosofia e dos conceitos de ciência e para o aperfeiçoamento teórico em biologia moderna. A ideia é receber professores dos ensinos fundamental e médio que já estejam atuando em escolas públicas ou privadas, mas que estão em busca de atualização. O período de pré-inscrição vai até 6 de maio. Informações no site do IBCCF.

 

9 de maio

Médico italiano ministra palestra gratuita em São Paulo

A Sociedade Brasileira de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN) promove, em 9 de maio, a palestra “Novos Radiofármacos em PET/CT”, a ser ministrada pelo italiano Stefano Fanti, médico nuclear do Departamento de Medicina Nuclear da Universidade da Bologna, na Itália.



A conferência é dirigida a médicos nucleares e profissionais que atuam em áreas correlatas da Medicina Nuclear, como químicos, físicos, enfermeiros e farmacêuticos. O evento ocorre em São Paulo, é gratuito, mas as vagas são limitadas. Informações no site www.sbbmn.org.br


9 de maio

Seminário ensina a publicar artigos em periódicos internacionais

Com o intuito de abordar e discutir os diversos aspectos do processo de publicação de artigos em periódicos internacionais, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação Inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza, em 9 de maio, das 13h às 17h, o Seminário para Autores.


Especialistas de Amsterdã, Holanda, Carl Schwartz e Rose Olthof vão ministrar palestras para fornecer procedimentos e sugestões para que os artigos tenham maior chance de serem aceitos em periódicos específicos e apropriados aos resultados da pesquisa correspondente.


A palestra é gratuita e será ministrada em inglês, com tradução simultânea. As inscrições devem ser feitas pelo site http://surveymonkey.com/s/uff_autores.

 

11 de maio

Diferenças na escola

Com o objetivo de ajudar educadoras e educadores que atuam em diferentes espaços, no processo de constituição de uma educação multicultural e dialógica, a Faculdade de Educação da Uerj oferece o curso “Como Lidar com a Diferença na Escola”.

As aulas acontecem aos sábados, das 7h50 às 17h30, entre 14 de maio e 03 de dezembro de 2011. As inscrições devem ser feitas no site do Centro de Produção da Uerj (Cepuerj) www.cepuerj.uerj.br, até 11 de maio. Mais informações, envie um e-mail para cepuerj@uerj.br ou telefone (21) 2334-0639. 

 

Anteriores