Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 256
20 de abril de 2011

Por uma boa causa

Metade dos casos de cegueira é causada pela catarata

Renata Lima

A catarata não escolhe classe social. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é responsável por 48% da cegueira mundial, quando a doença é relacionada à idade, o que representa em torno de 18 milhões de pessoas no planeta. Segundo o oftalmologista do Hospital Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), trata-se de uma opacificação gradual e progressiva do cristalino, lente que focaliza os raios na retina.

O especialista explica que a catarata atrapalha a devida chegada da luz à retina e a consequente captação da luz pelos fotorreceptores. Aos poucos, os pacientes ficam com “a visão mais turva, diminuindo a acuidade visual e podendo levar à cegueira”.

O tratamento para o embaçamento do cristalino consiste em cirurgias que removam as lentes opacas e introduzam lentes artificiais intraoculares, para restituir a visão normal. Para o oftalmologista,  tratamentos alternativos para prevenir e curar a catarata, como por exemplo, a acupuntura (que consiste em estimular neurotransmissores relacionados à visão através de pequenas agulhas), geralmente não têm fundamento.

Embora o tratamento cirúrgico seja relativamente simples, o número alto da cegueira relacionado à catarata se explica pelo fato de vários países apresentarem condições inadequadas e indisponibilidade de recursos. Além de que, conforme a expectativa de vida aumenta, cresce o número de casos.

Os avanços técnicos permitiram aos pacientes operados maior conforto e rapidez na cirurgia e no pós-operatório. Antigamente, a incisão no globo ocular era relativamente grande e exigia repouso e cuidados extras com os pacientes. Hoje, para a remoção das lentes opacas, somente são necessárias pequenas incisões de 3 milímetros para retirar as lentes afetadas e introduzir as novas.

De acordo com o oftalmologista, há inovações que podem promover ainda mais segurança e estabilidade na hora da cirurgia de substituição das lentes naturais por artificiais. “Há tratamentos modernos em fase de testes ainda, como a utilização do laser femtosecond”.

Fique atento aos fatores de risco

Há vários motivos que causam a Catarata. O principal motivo que leva à opacicidade das lentes dos olhos é relacionado à idade e à exposição de agentes externos, como raios ultravioletas (UV), que potencializam danos celulares e destroem células saudáveis.

Mas há também outros motivos que induzem à doença, como agentes congênitos (o paciente já nasce com catarata, proveniente de infecções intrauterinas ou má formações do globo ocular), traumáticos (lesões que atingem o olho), doenças como a diabetes e o fumo (que expõe seus olhos a substâncias químicas que levam à oxidação das células do cristalino).


Anteriores