Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 256
20 de abril de 2011

Notícias da Semana

Pesquisa desenvolvida no DIP ganha prêmio na Angola

Priscila Viana

Uma pesquisa desenvolvida no serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do HUCFF rendeu o primeiro lugar no prêmio Investigação Biomédica da Ordem dos Médicos de Angola (ORMED). O estudo foi pioneiro na monitorizarão da epidemiologia molecular do Plasmodium falciparum (microorganismo que causa a malária), onde 95 amostras foram sequenciadas.

“Ao contrário do que normalmente se encontra na África, observamos uma baixa frequência das mutações nos genes pfmdr1 e pfcrt”, conclui doutor Luis Filipe Borges, responsável pela pesquisa e ganhador do prêmio. As amostras foram coletadas em voluntários angolanos e estudadas nos laboratórios do HUCFF, durante a pesquisa de mestrado de Luis Felipe sob a orientação dos professores Mariano Zalis e Guilherme Santoro Lopes.


Os dados foram coletados antes e durante a inclusão de uma medicação mais forte para o tratamento. O ideal é que ocorram estes ensaios pelo menos duas vezes ao ano para avaliar possíveis mutações e, assim, possibilitar mudanças terapêuticas. A malária é a principal causa de morbidade na Angola, o pais é endêmico e afeta todos os grupos etários, sendo mais grave em crianças menores de 5 anos e mulheres grávidas. Até o momento não havia estudos visando à análise dos genes relacionados com a resistência as drogas anti-maláricas.



Anteriores