Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 251
17 de março de 2011

Agenda

 
20 de março

Dia internacional da Síndrome de Down


Em comemoração ao Dia internacional da Síndrome de Down, o grupo RJDown organiza e convida a todos, para, neste domingo (20/03), às 15h, participar de uma caminhada pela orla do Leblon. Várias gerações de pessoas com Down, pais, amigos e profissionais que convivem com essa turma participarão do evento. A caminhada seguirá do Jardim de Alah em direção ao Baixo Bebê.

 


 
21 de março

Onde está a diferença?


O Instituto de Puericultura e Pediatria Matargão Gesteira (IPPMG/UFR), também chamado de Instituto da Criança, realiza uma série de palestras nesta segunda-feira (21/3), pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, com a proposta de esclarecer à sociedade que a inclusão social dos portadores é possível e depende de cada um de nós.

Instituída em todo o planeta pela Down Syndrome International (DSI) a data faz alusão ao erro genético que provoca a mutação. Todos têm 23 pares de cromossomos, mas quem tem Down possui três cromossomos no par de número 21, daí a escolha do dia 21 no terceiro mês do ano.


O evento, que tem como tema “Onde está a diferença?”, acontece no Salão Nobre do instituto com início previsto para às 9h da manhã. O IPPMG fica no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  Cidade Universitária, na Rua Bruno Lobo,  50.

 


 


Até 21 de março

Curso de Especialização em Neurociências e Atividade Física no Rio de Janeiro


O Instituto de Neurociências Aplicadas (INA) promove junto à Universidade Católica de Petrópolis o Curso Lato Sensu de Especialização em Neurociências e Atividade Física. Direcionado a profissionais da área da saúde, esporte e atividade física, o curso terá como temas a Neuroplasticidade na Atividade Física, Cognição e Atividade Física, Metodologia de Ensino e Pesquisa, entre outros.

As vagas são limitadas. Os interessados devem inscrever-se até o dia 21 de março, através de envio de carta com os requisitos necessários para o endereço: Rua Paula Brito, 350/1102, Andaraí, Rio de Janeiro.


O curso começa em 22 de março, na Rua Miguel Pereira,  17, Humaitá, RJ, às 18h30. Mais informações através dos telefones (21) 3023-7303/ (21) 7706-1849 ou no site.

 


23 de março

Simpósio Fronteiras em Biologia Celular


A Sociedade Brasileira de Biologia Celular, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas (PCM/UFRJ) e o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ) promovem, em 23 e 24 de março de 2011, o Simpósio “Fronteiras em Biologia Celular”, no campus da UFRJ em Macaé.

Importantes cientistas do Brasil nas áreas de Biologia Celular, do Desenvolvimento, Neurobiologia e Bioquímica estarão presentes, incluindo docentes do PCM e ICB (UFRJ) e de outros importantes programas de Pós-Graduação nacionais.


As inscrições são gratuitas e limitadas. A organização do evento disponibilizará dois ônibus para levar os inscritos da Cidade Universitária (CCS) para Macaé. Os interresados devem enviar um e-mail para o endereço: frontbiocelmacae@gmail.com. Mais informações, no blog do evento frontbiocelmacae.blogspot.com
23 de março

“Educação em saúde nas escolas”


Em parceria com a Prefeitura do Rio, o Nutes (Núcleo de tecnologia Educacional para a Saúde) realiza nos dias 23 e 24 de março seminário para debater a relevância da educação em saúde nas escolas.

O evento contará com mesas de debate ao longo do dia e oficinas de temas variados, como Alimentação, Educação ambiental, Consumo de álcool e Sexualidade.

Participarão do seminário professores, profissionais de saúde, da assistência, gestores e pesquisadores de diversas instituições do Rio de Janeiro e de outros estados.

Os interessados deverão realizar as inscrições até dia 18 de março, enviando e-mail para seminário.nutes@gmail.com.
Para mais informações acesse http://www.nutes.ufrj.br/saudenasescolas/ 


24 de março

III Simpósio de Enfermagem em Terapia Intensiva


Sob o título “Eventos Adversos em Pacientes Críticos - Um Desafio para Equipe de Enfermagem”, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro promove, de 29 a 30 de março, o “III Simpósio de Enfermagem em Terapia Intensiva”. Produzido pelos residentes e pela chefia do CTI geral do Hupe, o evento ocorrerá no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), das 8h às 17h.

Direcionado a auxiliares, técnicos e acadêmicos de Enfermagem e enfermeiros, o objetivo do curso é discutir e atualizar os profissionais de área acerca da problemática dos eventos adversos na Unidade de Terapia Intensiva. Além disso, pretende colaborar para a construção de conhecimentos específicos relacionados ao cuidado do cliente em estado grave.

As inscrições vão até 24 de março, mas as vagas são limitadas. O Hospital Universitário Pedro Ernesto fica no Boulevard 28 de setembro,  77, Vila Isabel. Para maiores informações acesse o site: http://www.cepuerj.uerj.br/eventos/III_simposio_enf_2011/III_simposio_enf_2011.aspx


25 de março

Aula inaugural do projeto Comunidança.


Serão abertas as inscrições no próximo dia 25 para o primeiro semestre de 2011 do projeto Comunidança, do Departamento de Arte Corporal (DAC) da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ). O projeto oferece aulas de samba, forró, zouk, hip hop e dança do ventre, todas gratuitas e abertas ao público.


O projeto Comunidança é coordenado pelos professores Frank Wilson e Katya Gualter. Em seu sétimo ano de existência, o projeto oferece aulas de dança com qualidade e gratuitas desde 2005, leva arte e lazer, além de proporcionar aos estudantes do curso de Dança oportunidade para exercitar suas relações pedagógicas com os alunos a cada semestre.


As aulas vão acontecer de segunda a sexta, no horário único de 12h às 13h nas salas de dança do prédio da EEFD. E para quem quiser conhecer os professores e ter uma prévia do que serão as aulas durante o semestre, haverá uma aula inaugural no dia 23 de março, das 12h às 13h na própria EEFD. Informações sobre inscrições no prédio da EEFD, Avenida Carlos Chagas, prédio da EEFD, Cidade Universitária, ou pelo telefone (21)2562-2820.


25 de março

VI Jornada da Infância e Adolescência.


Em 25 e 26 de março, a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ) promove a “VI Jornada da Infância e Adolescência – Parte 1: Infância”.

Além de palestras e um momento para discussão de temas livres,  haverá a exibição do filme “Onde Vivem os Monstros”, de Spike Jonzer, com comentários após a sessão das psicólogas Sara Kislanov e Cynthia Ladvocat, ambas membros da SPRJ.

Além da presença da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), a Associação Psicanalítica Rio 3 (APRio3), a Sociedade Psicanalítica de Pelotas (SPPel) e a Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRS) também estarão presentes.


O evento acontece na SPRJ, na Rua Fernandes Guimarães, 92, Botafogo. Informações sobre a programação e inscrições, consulte o programa do evento ou o site da SPRJ.
28 de março

Mestrado e Doutorado em Biodiversidade na FioCruz


A partir de 28 de março, a Fundação Oswaldo Cruz abre inscrições para os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Saúde.

O objetivo do programa é formar mestres de doutores capazes de atuar em pesquisa e docência sobre biodiversidade e problemas de saúde humana decorrentes das alterações nos ambientes naturais ou da ocupação humana.


Serão ofericidas 10 vagas para o curso de mestrado e outras 10, para o doutorado. Os interessados devem inscrever-se por meio da Plataforma SIGA, no período de 28 de março a 6 de abril. Mais informações sobre pré-requisitos, inscrição, processo seletivo e bolsas, no edital.

30 de março

II Semináro Educação, Diversidade e Sexulalidade.


A Universidade Federal do Rio de Janeiro promove, em 30 e 31 de março e 01 de abril, a segunda edição do Seminário Educação, Sexualidade Gênero e Diversidade.

O evento será voltado exclusivamente para representantes de secretarias de educação, de programas e projetos governamentais e membros de organizações da sociedade civil que trabalham no campo da diversidade, direitos humanos, direitos sexuais, sexualidade e gênero.

Durante o evento, temas como discriminação, violência, sexismo e heteronormatividade, legislação e políticas públicas serão discutidos. Para saber mais sobre essa iniciativa e inscrever-se, visite o site do programa: www.diversidade.papocabeca.me.ufrj.br.


As inscrições para o seminário são gratuitas e representantes de organizações da sociedade civil de fora da área metropolitana poderão receber apoio para transporte e hospedagem.


Até 31 de março

Terceiro Prêmio PG de Medicina


O Instituto Paulo Gontijo recebe até o dia 31 de março inscrições para o 3º Prêmio PG de Medicina que será disputado por pesquisadores da área de Esclerose Lateral Amiotrófica em todo o mundo.

Com o objetivo de incentivar e propagar a ciência, a ONG Instituto Paulo Gontijo promove, desde 2005, um canal de comunicação sobre Esclerose Lateral Amiotrófica e gerencia atividades de apoio à ciência e à pesquisa na área.

A pesquisa premiada será divulgada durante o 22º Simpósio Internacional ELA/Doença do Neurônio Motor, que ocorre na cidade de Sidney, na Austrália.


Os interessados devem consultar mais informações através do site do Instituto: www.ipg.org.br.
Até 31 de março

Bolsa de estudos no Reino Unido


O ministério das relações exteriores britânico já iniciou suas inscrições para as possíveis candidaturas de bolsas para cursos de pós-graduação (especialização ou mestrado) no Reino Unido. As áreas de estudo priorizadas são “Mudança climática, desenvolvimento sustentável e energia”, “Finanças e economia”, “Políticas e administração esportiva”, “Ciências e inovação”, “Relações internacionais e desenvolvimento”, “Resolução de conflitos e segurança” e áreas do direito relacionadas a todos esses setores.


Entretanto, para concorrer às bolsas, os candidatos devem estar de acordo com alguns requisitos, tais como ser brasileiro, morar e trabalhar no Brasil, ter curso superior completo, pelo menos dois anos de experiência profissional e dominar a língua inglesa.


O programa Chevening, como é chamado o programa de bolsas, oferece um auxílio de até 12 mil libras esterlinas para cobrir as eventuais despesas do bolsista, como taxas do curso ou custos de manutenção no país.

 

O período de inscrições que se iniciou dia 28/02 se estende até dia 31 de março. Para mais informações acesse www.chevening.fco.gov.uk .

 

Anteriores