Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 247
19 de janeiro de 2011

Agenda

Donativos para desabrigados da Região Serrana


Desde segunda-feira (17/1), o Grupamento Operacional para Tecnologias Avançadas (Gota) e o Restaurante Universitário estão recebendo donativos para serem enviados às vítimas da chuva. Quem quiser ajudar na campanha pode trazer água mineral, alimentos não perecíveis prontos para o consumo e produtos de higiene pessoal. O Gota fica na Rua Maria Dolores Lins de Andrade, s/nº, e o Restaurante Universitário fica na Av. Carlos Chagas Filho.

Outros postos de arrecadação foram montados na universidade, no Centro de Tecnologia (CT) e no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Anote os endereços:

Ponto de Coleta de Donativos do Bloco A: na Administração da Sede, Hall do Bloco A, próximo a entrada para o Auditório do CT.

Ponto de Coleta de Donativos do Grêmio da Coppe: atrás do Bloco H, no caminho de acesso ao CT 2.

Ponto de Coleta de Donativos do CCS: na Portaria da Decania do centro, Bloco K.

 


Coleta de sangue


O Hospital Universitário  Clementino Fraga Filho (HUCFF), precisa de doadores para que possa voltar a realizar cirurgias de grande porte, atendimento onco-hematológico e transplantes de medula óssea. São necessários todos os tipos de sangue, em especial O positivo e negativo e A positivo e negativo. 

As doações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, no 3° andar do hospital - Serviço de Hemoterapia. A entrada dos doadores deve ser feita pela portaria principal ou pelo ambulatório. Podem doar pessoas, entre 18 e 65 anos, com peso igual ou maior que 50 Kg, que estejam bem de saúde.

Não é necessário jejum. A recomendação é de que sejam evitados alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. É importante a apresentação de um documento de identidade com foto, válido em todo território nacional.

 

 


Projeto Verão da Escola de Educação Física e Desportos


O Projeto Verão da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ já começou. Até 04 de março, professores e monitores vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro lecionam natação e hidroginástica no Parque Aquático da EEFD, Cidade Universitária.

O curso oferece aulas com duração de uma hora, em diversos horários, para todos os níveis, a partir dos 15 anos. Para participar, os interessados devem seguir diretamente para a piscina e falar com o professor Frederico Gomes (Fred), nos horários das aulas.

Mais informações no site: http://www.eefd.ufrj.br/atividades-aquaticas.

 


26 de janeiro

Curso de especialização em Nutrição Clínica


Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) recebe até o dia 26 de janeiro inscrições para o Curso de Especialização em Nutrição Clínica, que tem como objetivo promover conhecimento técnico-científico entre profissionais da área de Nutrição, incentivando a produção de trabalhos de pesquisa.

A duração do curso é de março a dezembro de 2011, com aulas quinzenais, aos sábados das 8 às 17 horas. Os interessados devem realizar inscrições no próprio INJC, que fica no 2° andar do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ), bloco K, sala 25, de segunda a sexta, das 10 às 15 horas.

O endereço é Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Mais informações no site: http://www.nutricao.ufrj.br.


31 de janeiro

Cursos de pós-graduação (lato sensu) no Ipub


O Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub) está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação (lato sensu) em Assistência a usuários de álcool e drogas, Psicogeriatria e Terapia de Família.

Os cursos terão duração de 24 meses, com início em 01 março de 2011 e término em 28 de fevereiro de 2013. O prazo para inscrever-se é 31 de janeiro. Os interessados devem comparecer à Secretaria Acadêmica do Instituto de Psiquiatria, das 9h às 13h ou enviar a inscrição via postal, por sedex, até a data limite.

Mais informações em: http://www.ipub.ufrj.br/documentos/edital_espec_2011.pdf

 


25 de fevereiro

Curso de Pós-graduação no Instituto de Biologia


Até 25/02, o Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio Janeiro (IB-UFRJ) está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação e Ciências Biológicas Modalidade de Biodiversidade e Biologia Evolutiva (PPGBBE). O objetivo é formar profissionais qualificados, nos graus acadêmicos de Mestre e Doutor, para o exercício de atividades de pesquisa e magistério superior nos campos das Ciências Biológicas.

O Edital de seleção e outras informações estão disponíveis no site http://www.biologia.ufrj.br/ppgbbe/. Os interessados devem inscrever-se na secretaria do PPGBBE, prédio do CCS, Bloco A, sala A1-050, Cidade Universitária. O horário de atendimento é de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 16h. 


Até 21 de março

Curso de Especialização em Neurociências e Atividade Física no Rio de Janeiro


O Instituto de Neurociências Aplicadas (INA) promove junto à Universidade Católica de Petrópolis o Curso Lato Sensu de Especialização em Neurociências e Atividade Física. Direcionado a profissionais da área da saúde, esporte e atividade física, o curso terá como temas a Neuroplasticidade na Atividade Física, Cognição e Atividade Física, Metodologia de Ensino e Pesquisa, entre outros.

As vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever até o dia 21 de março através de envio de carta com os requisitos necessários para Rua Paula Brito, 350/1102, Andaraí, Rio de Janeiro.

O curso começa dia 22 de março, na Rua Miguel Pereira, 17, Humaitá, RJ, às 18h30. Mais informações através dos telefones (21) 3023-7303/ (21) 7706-1849 ou no site www.neurocienciasaplicadas.com.br.


Até maio

Exposição sobre Carlos Chagas Filho na Fiocruz


Em comemoração ao centenário de nascimento de Carlos Chagas Filho, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) realiza uma exposição que ficará aberta ao público até maio de 2011, na sala 307 do Castelo da Fiocruz, campus de Manguinhos. A mostra acontece de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, das 10 horas às 16 horas. Em maio, a exposição poderá ser vista também na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo. A entrada é gratuita.


Anteriores