Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 241
11 de novembro de 2010

Agenda

 

Prazo para envio de trabalhos ao VII Simpósio de Ecologia da UFRJ


Estão abertas as inscrições para o VIII Simpósio em Ecologia que acontece no Centro Cultural Professor Horácio de Macedo (Auditório Roxinho) entre os dias 23 e 25 de novembro. O evento terá palestras ministradas por professores e pesquisadores da área sobre assuntos relacionados ao tema, “Lagoa Rodrigo de Freitas: passado, presente e futuro”.

As inscrições devem ser realizadas através do site http://simposioemecologia.com.br/, onde podem ser encontradas mais informações, como programação e vídeos. O Auditório Roxinho se localiza no Centro de Ciências Humanas e da Natureza (CCMN-UFRJ), na Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, Cidade Universitária.

 


12 de novembro

Videoconferência sobre psiquiatria e saúde mental no Instituto de Psiquiatria da UFRJ


É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.O Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ convida a videoconferência “Psiquiatria e Saúde Mental”, que será realizada na próxima sexta (12/11). O evento abre uma série de videoconferências sobre o tema.

Os interessados em participar devem comparecer ao Auditório Leme Lopes, localizado Avenida Venceslau Brás 71, Fundos - 2° Andar, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ. As informações para acompanhar a palestra em tempo real podem ser obtidas na página do Ipub-UFRJ ou pelo telefone 55 21 38735510. 


12 de novembro

Último dia de inscrição para curso de pós-graduação na Fiocruz


Dia 12 de novembro encerram as inscrições para o curso de especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos Pós-graduação Lato Sensu, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz / Fiocruz.

Os candidatos devem preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível na plataforma SIGA, através do endereço eletrônico www.sigals.fiocruz.br, imprimir, assinar e encaminhar para a secretaria acadêmica pessoalmente ou pelos Correios. O candidato deve adicionar ao formulário seu currículo atualizado.

Mais informações através dos telefones (21) 3348-5142 e 3348-5031.


12 de novembro

Tendências Recentes em Química de Produtos Naturais na UFRJ


O Núcleo de Pesquisas em Produtos Naturais da UFRJ (NPPN) promove, no próximo dia 12 de novembro, o simpósio “Tendências Recentes em Química de Produtos Naturais”.

Nesta edição, o evento aborda temas relacionados à biodiversidade na Mata Atlântica, à pesquisa de produtos naturais em redes, entre outros.

Além disso, profissionais de diversas instituições do Brasil apresentam conferências e participam de debates.

O encontro ocorre às 9 horas no auditório Hélio Fraga, localizado no 2º andar do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, nº373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Mais informações através do telefone (21) 2562-6791.


Até 16 de novembro

Prorrogadas inscrições para financiamento de projetos de pesquisa na área de nutrição


O Comitê de Nutrição do ILSI (Internacional Life Sciences Institute) no Brasil oferece através da Força-Tarefa Estilos de Vida Saudáveis o financiamento de até 50 mil reais ao projeto de pesquisa vencedor do processo seletivo.

De acordo com a organização do Projeto, o objetivo desse investimento é contribuir para a prevenção da obesidade e doenças não transmissíveis no Brasil, através da avaliação de intervenções e/ou programas populacionais na área de alimentação e/ou atividade física.

Três propostas serão pré-selecionadas e levadas a uma banca julgadora, composta por um membro do governo, um da academia e um da indústria.

Os interessados podem consultar mais informações sobre o envio de pré-propostas através do site do ILSI (www.ilsi.org.br), do e-mail do projeto (chamada_pesquisa2010@ilsi.org.br ou do telefone (11) 3035-5585.


19 de novembro

I Colóquio do Programa de Pesquisa em Desenvolvimento de Fármacos da UFRJ


Durante o dia 19 de novembro, o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ recebe o “I Colóquio do Programa de Pesquisa em Desenvolvimento de Fármacos”.

O evento, promovido pelo Programa de Pesquisa em Desenvolvimento de Fármacos da UFRJ, oferece conferências e mini-conferências sobre temas relacionados à  farmacologia em geral.

Além disso, o colóquio conta com a presença de representantes da Sociedade Brasileira de Pró-inovação Tecnológica (Protec) e da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac).

Os interessados devem comparecer ao anfiteatro da Farmacologia, no bloco L do prédio do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, nº373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro. O horário previsto para início é às 8h30. Mais informações através do telefone (21) 2562-6478.


19 de novembro

I Encontro de Extensão do ICB ocorre na Casa da Ciência


Nesta sexta-feira ocorre o I Encontro de Extensão do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), que tem como objetivo divulgar e promover a integração das atividades de extensão desenvolvidas no Instituto. O evento reúne coordenadores, professores, alunos e bolsistas e conta com apresentações, exposições de pôsteres e a mesa redonda “Extensão na UFRJ: conquistas e desafios.

O Encontro ocorre no dia 19/11 na Casa da Ciência, localizada na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo – Rio de Janeiro.


Até 30 de novembro

Sugestões para Transporte Interno da UFRJ


Após a realização de cinco audiências públicas em busca de sugestões que aprimorem os critérios para a licitação do sistema de transporte interno por ônibus na UFRJ, a Prefeitura Universitária decidiu colocar disponível um e-mail para receber novas contribuições dos interessados. Quem quiser opinar sobre temas como segurança, itinerário, pontualidade e limpeza da frota de ônibus. Basta escrever para transporteintegrado@pu.ufrj.br. As sugestões devem ser encaminhadas até o dia 30 de novembro.


Até 30 de novembro

Inscrições para mestrado profissional na Universidade Federal Fluminense


Entre os dias 03 e 30 de novembro a Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) recebe inscrições para Mestrado Profissional na área de concentração “Processos de Cuidar em enfermagem”.

O objetivo do curso é desenvolver estudos relacionados à aplicação do processo de enfermagem nos diversos cenários de prática e na gestão entre enfermagem, saúde e políticas públicas.

São oferecidas 26 vagas, sendo uma direcionada a candidatos estrangeiros. O período de seleção vai de 06 a 14 de dezembro e o resultado do processo seletivo será divulgado a partir de 15 de dezembro.  

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem da UFF, localizada na Rua Dr. Celestino, nº74, 6º andar, Niterói – RJ.

Mais informações você encontra através dos telefones (21) 2629-9484, 2629-9494 ou 2629-9482.

Anteriores