Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 239
28 de outubro de 2010

Por uma boa causa

Como eliminar os quilos a mais adquiridos na gravidez

Jamille Ribeiro

Nesta última matéria da série sobre amamentação, o assunto é “como voltar ao corpo normal depois da gravidez”. Para falar deste assunto, a fisioterapeuta e professora de fisioterapia do departamento de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFRJ, Jeanine Campani, que vive um momento especial em sua licença maternidade, deu entrevista ao Olhar Vital. 

Em resposta aos que afirmam que o corpo tem memória e que a volta ao corpo normal é feita de forma natural, Jeanine diz que existem vários fatores que podem influenciar o retorno do corpo após a gestação e que não se pode dizer que quem já era magra tenha mais facilidade para voltar ao corpo ideal, porque todos esses fatores têm de ser observados. “Estes fatores podem estar relacionados a complicações da gestação, peso adquirido durante a gestação, alimentação durante e após a gestação, entre outros. Logo, não podemos afirmar que o magro após a gestação retornará a seu peso anterior mais facilmente do que a pessoa que está acima do peso antes da gestação ou que aumentou mais do que a média durante a gestação”, esclarece a médica. 

As principais referências de mães que procuram perder os quilos que ganharam durante a gravidez são cantoras e atrizes famosas que emagreceram quase instantaneamente ao parto, mas Jeanine alerta que é importante considerar que muitas mulheres, famosas ou não, conseguem fazer uma programação para engravidar e que essa programação seria ideal para todas as mães, pois não se pode somente falar e pensar na estética corporal, é preciso pensar que deverá ocorrer a reorganização do corpo, tanto física, biológica, como emocional após a gestação e o parto. “Estas mulheres tendem, caso não ocorra nenhuma complicação na gestação ter um retorno mais rápido após o parto, porque engordaram menos pelo controle alimentar e pela pratica da atividade física”, diz Jeanine, que lembra que a prática dessas atividades físicas deve sempre ser feita com a avaliação e liberação médica.   

A médica alerta que um anseio desmedido por voltar rápido ao corpo normal, logo nas primeiras semanas da gravidez, pode ter consequências ruins, principalmente relacionadas ao aleitamento. “Após um parto, seja ele cesariana ou normal, o corpo feminino passa por diversas modificações fisiológicas as quais irão fazer com que a mulher retorne às suas condições anteriores à gestação, período este chamado de puerpério. Por exemplo: o útero irá retornar a seu tamanho anterior, com isso toda estrutura abdominal, pélvica e óssea, que se alterou para permitir o seu crescimento acompanhando o desenvolvimento fetal irá retornar ao estado anterior. É preciso um tempo para o organismo retornar às suas condições fisiológicas anteriores à gestação”, explica a especialista. 

Dietas feitas sem orientação de um médico podem prejudicar o aleitamento como explica Jeanine. “Mães que se utilizam de exageros para voltar à boa forma podem apresentar sintomas de ansiedade, preocupação e até depressão. Estes fatores e outros podem prejudicar o aleitamento materno. Para que o aleitamento ocorra de forma correta é preciso da mãe muita dedicação, tranquilidade e disponibilidade. Quando o foco de preocupação passa a ser o corpo, algumas mulheres entram em conflito com a necessidade que o recém-nascido tem de cuidados exclusivos e a falta de tempo para se cuidarem”, afirma a médica, que vive agora esse mesmo momento e garante que o que é preciso nessa hora é um equilíbrio entre ser mãe e ser mulher. 

Amamentar emagrece?  

Outra dúvida frequente dessas mães é se o aleitamento por si só emagrece ou se ele só tem eficiência se aliado a uma boa alimentação e à pratica de exercícios físicos, Jeanine diz que “perde-se peso amamentando somente sim, porém nem sempre quando perdemos peso voltamos à forma”. 

Um corpo pós-gestação requer reorganização estrutural, para isso é preciso que se trabalhe fortalecendo a musculatura, reeducando a postura e equilibrando a mente e o corpo. “Isto só conseguimos com a prática de atividades físicas específicas”, conclui a médica.  

Portanto, não há problemas na preocupação com o corpo logo após a gravidez, a palavra-chave para voltar ao corpo normal com saúde para mães e bebês é equilíbrio.

Anteriores