Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 237
14 de outubro de 2010

Notícias da Semana

Centro de Ciências da Saúde da UFRJ promove eleições para diversos níveis

Michelly Rosa

O Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS) abre inscrições, entre os dias 18 e 22 de outubro, para processo eleitoral em diversas categorias. Serão eleitos Representantes e Suplentes para o CCS, para professor titular, associado, adjunto e assistente, Técnico-Administrativo, além de Representante dos docentes. Para se inscrever no processo, o candidato deve comparecer à Decania do CCS (bloco K, 2º andar, sala 20), das 10 às 16 horas.

A eleição será  realizada entre os dias 26 e 28 de outubro, das 9 às 16 horas nas unidades do CCS, e a apuração final dos resultados será aberta ao público e está prevista para o dia 29 de outubro, às 13 horas na Decania do CCS. 

Debate

No próximo dia 25 de outubro, ocorre a partir das 10 horas no auditório Hélio Fraga o debate sobre o processo eleitoral. O auditório fica no bloco K, 2° andar do prédio do CCS, localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Mais informações no site do CCS.


Palestra sobre Programa de Glicobiologia no CCS

Jamille Ribeiro

A professora Lycia Gitirana, coordenadora do Programa de Pesquisa Glicobiologia do ICB, ministrou, na quinta-feira, dia 14, no auditório do bloco J do CCS, palestra sobre seu programa de Glicobiologia, que é vinculado ao Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (IBqM) e ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho(HUCFF). Lycia disse que além dessas parcerias, o projeto é aberto também a outras interações. 

A especialista em Histologia Comparada diz que o projeto já estudou mais de 40 espécies de anfíbios e palestrou sobre estratégias reprodutivas, respiratórias e de alimentação contidas na pele multifuncional de anfíbios. No final, a professora falou brevemente sobre os cursos de extensão oferecidos pelo laboratório de histologia animal na área. Este curso é oferecido desde 1992 e visa à interação com profissionais de ensino da área de Biologia e inclui atividades práticas, que objetivam a atualização dos conhecimentos em Histologia, além de estimular os profissionais para esta área de ensino e pesquisa.

Anteriores