Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 235
30 de setembro de 2010

Agenda

1° de outubro

Conferência sobre Oceanopolítica: sobrevivência e prosperidade para o Brasil


Acontece neste dia 1º de outubro, às 15h, no auditório do Bloco F do CCS a Conferência Versalius, que tem como tema a “Oceanopolítica: sobrevivência e prosperidade para o Brasil’’. A conferência será proferida pelo almirante Ilques Barbosa, secretário de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil, que falará sobre as dimensões da Amazônia Azul (plataforma do Oceano Atlântico, ao longo da costa,  pertencente ao Brasil)  e sua importância econômica e estratégica para o país.

O Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS), Bloco K – 2º andar Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Mais Informações em www.icb.ufrj.br, ou pelo telefone 2562-6679. 


De 5 a 7 de outubro

Simpósio de interações ecológicas e doenças transmissíveis


Começa no dia 5 de outubro o “Simpósio de Interações Ecológicas e Doenças Transmissíveis” promovido pela Fundação Oswaldo Cruz. O evento tem por objetivo promover discussões sobre a Ecologia de doenças transmissíveis e suas implicações para a Saúde Pública e a Ecologia da Conservação, estimular a intensificação dos estudos com enfoque interdisciplinar em ecologia da conservação e epidemiologia, promover contato entre comunidade acadêmica e profissionais de diversas áreas de atuação no tema, incentivar a troca de experiência entre os diversos grupos de pesquisa do Brasil e por fim lançar um número especial da revista Oecologia Australissobre a temática “Interações Ecológicas e Doenças Transmissíveis”.

O simpósio conta com apenas 200 vagas e os ingressos vendidos na hora variam de R$ 80, para alunos de graduação, a R$ 110, para profissionais formados. O evento acontece no Auditório da Ensp, no andar térreo da fundação Oswaldo Cruz, Av. Brasil, 4365, Rio de Janeiro.

Mais informações pelo telefone (55) (21) 3836-1107 ou pelos e-mails oecologia@fiocruz.br / codeco@fiocruz.br.


Até 08 de outubro

Inscrições abertas para curso de especialização em Psiquiatria e Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Ipub


Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em psiquiatria e psicanálise com crianças e adolescentes do Ipub. As inscrições, que vão de17 de agosto a 8 de outubro, podem ser feitas no Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (SPIA).

Entre as linhas de pesquisa do curso estão a Clínica Psiquiátrica na Infância, Psicanálise de Criança e Adolescente, Violência Doméstica e Psicanálise e Intervenções Clínicas na Adolescência, Psicanálise e Psiquiatria. Mais informações nos telefones (21) 3873-5512/3873-5513, no site do curso cursoespeciz@ipub.ufrj.br ou na própria secretaria do Ipub. Avenida Venceslau Brás, 71, fundos, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ. 


Até 15 de outubro

Mestrado em Tecnologia de Imunobiológicos na FioCruz


O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz oferece 20 vagas para o curso de mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos.

Os candidatos serão avaliados pela banca dos dias 08 a 12/11/2011 em tópicos como tradução, interpretação e compreensão de textos técnico-científico em inglês, conhecimentos gerais na área de atuação do curso, além de avaliação do Currículo Lattes e entrevista.

As inscrições são feitas na Secretaria Acadêmica do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia e Imunobiológicos ou via Correios com os devidos documentos apresentados. Para saber quais os documentos necessários para a inscrição e tirar dúvidas sobre o processo seletivo acesse www.sigass.fiocruz.br ou ligue para (21) 3882-9455. 


Até 15 de outubro

Inscrições abertas para Residência Multiprofissional da UFRJ


De 13 a 15 de outubro as instituições hospitalares da UFRJ recebem inscrições para concurso em Residência Multiprofissional. Estão disponíveis 66 vagas em diversas áreas.

O curso é direcionado a alunos de graduação com previsão de conclusão para 2010 e profissionais já formados em alguma das áreas disponíveis.

Os interessados devem comparecer ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) com todos os documentos necessários e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Mais informações estão disponíveis no site da Residência Médica da UFRJ, ou através do telefone: (21) 2562-2824. O HUCFF fica na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária, Rio de Janeiro. 

Anteriores