Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 234
23 de setembro de 2010

Saúde e Prevenção

Pele saudável nesse verão

Jamille Ribeiro

A vaidade está muito presente no cotidiano dos brasileiros, e com a chegada do verão, a preocupação com o corpo e com a pele se intensifica. O bronzeado ideal passa a ser uma meta e para alcançá-la muitos ignoram a proteção e provocam lesões irreversíveis na pele.

Cuidados precisam ser tomados fora e dentro de casa para preparar a pele para o alto nível de exposição ao sol que o verão traz consigo. A dermatologista Sueli Carneiro, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), esclarece que alguns produtos e alimentos podem ser grandes aliados na hidratação e na obtenção de uma pele saudável e bonita: “Uma hidratação regular é imprescindível nesse período do ano, e pode ser obtida com a ingestão de alimentos leves e ricos em água. Além disso, alimentos que contém betacaroteno ajudam no bronzeamento”.

O protetor solar ainda é o maior aliado na proteção da pele, mas precisa ser bem escolhido. De acordo com a médica, os protetores devem ser de boa procedência, isto é, de indústrias farmacêuticas ou farmácias de manipulação idôneas, além de ter respeitar as características individuais de cada pele. Sueli Carneiro explica que, mesmo aplicando o protetor solar todos os dias não se pode abusar do sol e nem deixar de reaplicar o produto quando necessário: “O protetor solar não é passaporte para exposição prolongada, nem para a exposição fora dos horários considerados seguros. Até mesmo os protetores resistentes à água precisam ser reaplicados após transpiração e entrada na água.’’

A dermatologista alerta para os perigos da exposição solar exagerada, bronzeadores caseiros e substâncias irritativas à pele, como óleo de navio e folhas de figo, e indica a forma de obter um bronzeado bonito e saudável: “Além da hidratação regular, uso de roupas leves e chapéus, alimentos saudáveis, atividades físicas ao ar livre nas primeiras horas da manhã e exposição solar controlada por pouco tempo, entre 7h e 10h ou após as 16 horas, garantem um verão sem riscos a pele”, sentencia. 

Para quem não gosta de pegar sol, mas não quer ficar com a aparência de inverno, a dermatologiata garante que existem cremes autobronzeadores que não fazem mal à  pele e proporcionam um tom bronzeado uniforme.

Anteriores