Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 228
12 de agosto de 2010

Argumento

Saiba como doar corpos para estudos

Stephanie Tondo

São cada vez mais frequentes as campanhas de conscientização a respeito da doação de órgãos no Brasil e é perceptível a adesão da sociedade à ideia. No entanto, outro tipo de doação se mostra igualmente necessária: a doação de corpos.  

A professora Jane Faria, coordenadora do Programa de Graduação em Anatomia da UFRJ afirma que os corpos recebidos pelo Departamento não são suficientes, mesmo com o recebimento de corpos de indigentes, que não são reclamados nos hospitais. “O anatômico do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) recebe alunos de diversos cursos, como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e outros. São, em média, 1600 estudantes por semestre e o ideal é que um corpo seja utilizado por apenas dez alunos de cada vez”, afirma. 

A duração de um cadáver é de cerca de dez anos, o que significa que cada corpo doado é muito aproveitado e contribui para uma série de pesquisas e estudos da Universidade. Segundo Jane Faria, a procura por informações a respeito deste tipo de doação vem crescendo e mostra conscientização por parte da sociedade para a importância da pesquisa e do ensino.  

Procedimentos da doação 

O ideal, segundo a professora, é que a doação seja feita em vida, para evitar conflitos posteriores. “Esse tipo de doação requer um desprendimento muito grande e, muitas vezes, a família não está de acordo com a decisão do falecido e decide pelo velório tradicional. A última decisão é sempre da família”, afirma.  

Para fazer a doação em vida, é necessário entrar em contato com a universidade para a qual se deseja doar o corpo. A Instituição explicará os procedimentos e o modo como o corpo será utilizado nos laboratórios. O termo de doação fica arquivado na universidade, que só toma conhecimento do óbito se for avisada por familiares ou amigos do doador. 

“O corpo não pode ser velado e é importante que a instituição seja avisada rapidamente para que o processo de putrefação seja retardado. Após a doação, a família não tem mais informações sobre o corpo e, passado o tempo útil do cadáver, a própria universidade se encarrega do enterro”, esclarece a professora. 

Condições do corpo para doação 

É possível doar os órgãos saudáveis para um hospital e, em seguida, doar o corpo para uma instituição de ensino, explica Jane Faria. “Geralmente, os corpos vêm inteiros, nunca houve um caso em que o doador decidisse também por doar os órgãos. De qualquer modo, mesmo incompleto, o corpo é útil, pois há diversos sistemas que podem ser estudados. No caso de o corpo vir sem os rins, por exemplo, ainda podemos estudar o pulmão, os tecidos, todo o resto”, afirma. 

O corpo é aceito em qualquer idade e sexo, desde que não tenha sido vítima de doenças infecto-contagiosas e que o óbito tenha ocorrido por causas naturais, o que exclui acidentes e assassinatos. “Nestes casos, mesmo que os corpos estejam em boas condições, não podem ser aceitos, pois pertencem à Justiça”, conclui a professora. 

Para outras informações sobre doação de corpos, entrar em contato com o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ ou com a professora Jane Faria através dos telefones 2562-6466, 2562-6391, 2562-6392 ou 2562-6714. 

Anteriores