Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 225
22 de julho de 2010

Argumento

Preservando a memória de Carlos Chagas Filho


Marlon Câmara

O doutor Carlos Chagas Filho foi um grande contribuinte não só para a ciência, mas também para o Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ) e para a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por esse motivo, no dia 20 de dezembro de 2000, foi inaugurado o Espaço Memorial Carlos Chagas Filho, um museu que tem como principal objetivo resgatar e divulgar a história do pesquisador, que é patrono e fundador do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF-UFRJ).  

“Chagas Filho foi cientista, professor e médico. Seu pioneirismo juntou, pela primeira vez na Faculdade de Medicina, o binômio ensino-pesquisa. Após anos de atividades ligadas ao Laboratório de Biofísica da então Faculdade Nacional de Medicina, Carlos Chagas Filho fundou, em 1945, o Instituto de Biofísica da Universidade do Brasil”, explica a museóloga Gabriela Faria, uma das responsáveis pelo Espaço Memorial. 

Acervo 

O museu conta com o escritório original do professor, contendo móveis, livros e fotografias da época. Além disso, estão expostos inúmeros objetos que pertenceram a Carlos Chagas Filho. “O acervo do museu conta com peças de mobiliário originais do escritório do professor Chagas Filho e alguns de seus objetos pessoais como diplomas, certificados, medalhas, lembranças de alunos, fotografias de familiares e uma curiosa coleção de óculos que ele possuía. Contamos ainda com uma relevante coleção de equipamentos científicos da antiga Faculdade de Medicina, que ocupava parte do campus da Praia Vermelha, e a primeira radiografia, tirada do corpo inteiro de uma criança em 1900”, enumera Gabriela. 

Visitação 

Além de aberto diariamente para visitação, o Espaço dispõe atividades que criam maior interatividade entre os equipamentos do acervo e os visitantes. “No Espaço Memorial, temos um circuito expositivo com práticas de física experimental com o professor Cezar Elias, que também é curador do museu. No Projeto de Extensão ligado ao Espaço Memorial, o ‘Descobrindo a Biofísica’, escolas públicas visitam o espaço e  laboratórios do Instituto.” 

Segundo Gabriela, os estudantes e visitantes não apenas aprendem com a exposição, mas também se divertem em uma espécie de aula performática do professor Cezar Elias. “O professor busca relacionar os objetos da exposição e a ciência ao dia-a-dia dos estudantes. É sempre muito divertido.” 

“O Espaço Memorial, como instituição museológica comprometida com a preservação da memória, recebe grupos escolares e visitação espontânea. Em maio deste ano, iniciamos atividades voltadas para catalogação, acondicionamento e conservação dos bens, a fim de preservar não só o bem cultural, como também todo seu significado e os valores intrínsecos que o identificam como documentos”, expõe a museóloga. 

Serviço 

O Espaço Memorial Carlos Chagas Filho está aberto para visitas dos interessados, de segunda a sexta, das 9 às 16h. Também podem ser agendadas visitações de grupos, pelo telefone 2562-6645 ou através do e-mail memorial@biof.ufrj.br. O museu se localiza no Bloco G do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ), na Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.

Anteriores