Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 220
17 de junho de 2010

Microscópio

Mudanças Globais e Desastres Naturais em pauta na UFRJ


Ana Zahner

Em outubro de 2008 a Universidade de Coimbra (em Portugal) realizou a I Conferência Internacional de Países de Língua Portuguesa. O evento realizou-se no contexto do Ano do Planeta Terra, e o tema discutido foram as mudanças climáticas. Neste ano, o Instituto de Geociências (Igeo) da UFRJ realiza a segunda edição da Conferência, continuando com o tema, que agora leva o nome de “Mudanças Globais e Desastres Naturais”.

Os desastres naturais são erupções de vulcões, terremotos, tsunamis, enchentes, tempestades, e outras manifestações episódicas de diferentes magnitudes. Eles têm grande dimensão nas sociedades, e podem trazer problemas de grandes proporções, como mortos, feridos, desabrigados, destruição da rede elétrica e de comunicações, contaminação da água.

Ao mesmo tempo em que interferem nas vidas humanas, os desastres moldam a superfície da Terra. São responsáveis pelo registro documental do próprio tempo, pois vão modificando as estruturas do planeta, deixando marcas visíveis. Na Conferência, a preocupação é ter uma percepção destes registros temporais distinta daquela do uniformitarismo. Nesta, são vistas as mudanças sucessivas uniformes, contínuas e de pouca magnitude, tais como os eventos erosivos e de subsequente deposição.

O caráter multidisciplinar, juntando diferentes áreas das geociências, procura criar atmosfera propícia a discussões férteis. A Conferência debaterá os tópicos Clima, Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Recursos Naturais e Políticas Públicas. No contexto de cidades e megacidades, o objetivo é discutir ações para desenvolvimento sustentável. Como aliar progresso às incertezas nos estudos das causas e consequências das Mudanças Globais?

Nos três dias do evento (de 21 a 23 de junho), palestras e mesas redondas tentarão debater estes assuntos. Professores e pesquisadores da UFRJ nas áreas de Geografia, Geologia e Meteorologia estarão presentes. De Portugal, dois professores foram convidados: Alexandre Tavares, da Universidade de Coimbra, e Carlos da Câmara, da Universidade de Lisboa.

De acordo com Beth Villela, que conversou com o Olhar Vital, espera-se reunir cerca de 400 participantes oriundos do Brasil, da Angola, de Cabo Verde, de Guiné Bissau, de Moçambique, de Portugal, do Timor Leste e de São Tomé e Príncipe. Os trabalhos, que serão apresentados em forma de painéis, puderam ser enviados por qualquer interessado destes países, dentro do tema da Conferência.

O evento é organizado pelos membros do Igeo: Professores João Graciano Mendonça Filho (Diretor do Instituto), José Ricardo de Almeida França (Diretor Adjunto de Pós-graduação), Edson Pereira Marques Filho (Chefe do Departamento de Meteorologia), André Avelar (Chefe do Departamento de Geografia), Emílio Barroso (do Departamento de Geologia), Elizabeth Villela, Anna Albuquerque, e Christiano Campos, da Petrobrás.

Mais informações

Os interessados podem inscrever-se no dia da abertura do evento, ou antes, na direção do Igeo. A inscrição é aberta a todos. Outras informações – como localização e programação completa – podem ser encontradas no site https://www.metaeventos.net/mudancasglobais2010/.

Anteriores