Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 219
10 de junho de 2010

Microscópio

Laboratório Aberto apresenta a química aos estudantes de Macaé


Marlon Câmara

O campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro localizado no município de Macaé tem como um dos seus principais objetivos, contribuir para o desenvolvimento social do norte fluminense. Partindo dessa premissa, o projeto Laboratório Aberto: Divulgando a Ciência em Macaé foi desenvolvido para apresentar a Química aos alunos de educação básica da região, através de mostras de experimentos envolvendo temáticas que articulam ciência, meio ambiente e sociedade.

“A extensão é o principal eixo de desenvolvimento do Laboratório Aberto, materializando-se em ações que envolvem a visita de professores e estudantes da educação básica à UFRJ. Nessa visita, os estudantes participam de uma palestra na qual adquirem informações sobre a UFRJ, o Campus Macaé e a Química enquanto ciência. Após isso, seguem para o laboratório de graduação, onde vivenciam experimentos envolvendo temáticas que articulam ciência, meio ambiente e sociedade. Já para os professores, é agendado um encontro, que tem como objetivos discutir o papel da experimentação no ensino de Química e estabelecer um diálogo com a realidade local visando conhecer as dificuldades percebidas por eles com respeito à aprendizagem em Química em Macaé e Região”, informa Leonardo Maciel Moreira, professor assistente da UFRJ – Macaé, coordenador e apresentador do projeto.

A apresentação do Laboratório Aberto é uma grande oportunidade para os estudantes da região, principalmente para aqueles que se interessam pela área químico-científica. “O principal objetivo do Laboratório Aberto é criar e manter um laboratório interdisciplinar visando a divulgação científica, o conhecimento da realidade do ensino de Química em Macaé e Região e a formação inicial de licenciandos em Química”, relata Leonardo.

A iniciativa, porém, é interessante não só aos que têm interesse pela ciência, mas também aos estudantes das diversas áreas, pois apresenta informações importantes para o dia-a-dia. “O avanço tecnológico aumentou a dependência entre a sociedade e a Química. Assim, é importante que as pessoas conheçam as possibilidades de utilização das substâncias que encontram no seu cotidiano, que tenham consciência dos efeitos ambientais resultantes da utilização dessas substâncias, que desenvolvam um posicionamento crítico frente à relação custo/benefício e quanto às decisões referentes aos investimentos nessa área”, explica o professor.

Segundo o coordenador do projeto, para os moradores e visitantes de Macaé, a divulgação dos conhecimentos da química é essencial, visto a importância econômica da região. “Na região em que se encontra Macaé está localizado um grande polo brasileiro de produção de petróleo. Ou seja, os cidadãos estão mais expostos às problemáticas ambientais e propícios a serem empregados em um mercado de trabalho aberto, sujeitos com formação em áreas como a Química, Química do petróleo e afins”.

Serviço

O projeto Laboratório Aberto: Divulgando a Ciência em Macaé ocorre no dia 19 de julho, às 18h, no campus da UFRJ de Macaé, como parte do evento Inverno Com Ciência. Inscrições das escolas que queiram participar da iniciativa podem ser realizadas na ocasião. O campus Macaé se localiza na Avenida Aluízio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (22) 2796-2563 e do e-mail extensao.ufrjmacae@gmail.com.

Anteriores