Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 219
10 de junho de 2010

Agenda

Estudante precisa de transplante de medula

A UFRJ solicita a estudantes, funcionários e professores um gesto de solidariedade: a doação de medula óssea. O estudante Oliver Kligerman, que cursa medicina na UFRJ, teve diagnosticada uma doença rara e séria, a aplasia de medula, que resulta da falência da medula óssea em produzir células sanguíneas, como glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

O tratamento mais indicado para curar essa grave doença é o transplante de medula óssea. Para isso, é preciso encontrar um doador de medula compatível, o que também é raro (a probabilidade é de 1/100.000). Por isso, é importante a participação do maior número possível de pessoas.

Qualquer pessoa, entre 18 e 55 anos, é um doador em potencial, independentemente do tipo sanguíneo. Por razões genéticas, a probabilidade de sucesso na busca é maior em grupos de mesma origem étnica, sendo, portanto, ainda mais importante, o engajamento da comunidade judaica.

O cadastramento consiste no preenchimento de uma ficha com nome, endereço e assinatura, e uma coleta de sangue indolor, de uma veia do braço, de uma amostra de apenas 5 ml, feita em um minuto, como para um exame de sangue comum.

Os doadores devem comparecer de segunda a sexta, das 7h30 às 14h30, ou no sábado, das 8h às 12h, na Praça Cruz Vermelha, 23 - 2o andar, Centro-RJ. Informações podem ser obtidas no site http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=64


11 de junho

Pedro Bial apresenta conferência na UFRJ

Dia 11 de junho, o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) promove a conferência “TV e você: Um sistema caótico” proferida pelo jornalista e apresentador Pedro Bial. O evento faz parte do ciclo de Conferências Vesalius, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas do ICB.

A apresentação ocorre às 15 horas no auditório do bloco F no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária/ Rio de Janeiro. Mais informações através do telefone: (21) 2562-6674.


11 de junho

Ciência, arte e cultura na Casa da Ciência

A Casa da Ciência realiza nesta sexta-feira (11/6) um encontro entre ciência, arte e cultura. É o “Ciência por aí”, que conta a partir das 18h30 com a realização de palestras, show, exibição de filme e videofotos, O projeto terá outras edições ao longo do mês.

O primeiro dia do evento acontece em Botafogo e terá a palestra “As Grandes Catástrofes – mudanças da Terra”, ministrada pelo professor do Instituto de Geociências da UFRJ, Ismar de Carvalho. Logo após, será exibido o filme “Caminhos de uma expedição” e o videofoto do trabalho de campo com alunos da universidade. Para finalizar a noite, um show de Gil Cortes.

Já no próximo sábado (19/6), acontece a segunda parte do projeto, na entrada principal do Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, em São Cristóvão. A etapa contará com a exibição, entre outros, do programa “TV Ciência por aí – Uma oficina de arrepiar” e câmera aberta com o público. O encerramento do evento acontece no dia 23, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN-UFRJ), na Cidade Universitária, e também haverá exibição do programa “TV Ciência por aí”.

Para participar do primeiro dia do projeto, a Casa da Ciência pede que os interessados garantam presença entrando em contato com Carminha pelo telefone (21) 2542-7494. As vagas são limitadas. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Miller, 3, Botafogo.


14 de junho

Curso de biotecnologia aplicada à saúde 

Entre os dias 14 de junho e 2 de julho, a Escola Piloto Presencial promove o curso "Biotecnologia aplicada à saúde: produção de biofármacos em células animais". As inscrições estão abertas até o dia 11 de junho, inicialmente. O curso está dividido em biologia molecular e bioinformática; cultivo de células animais; e recuperação e purificação de proteínas terapêuticas produzidas em células animais. As aulas vão ocorrer de segunda-feira à sexta-feira, das 12h às 13h.

A Escola Piloto Presencial foi criada em 2008 pelo Programa de Engenharia Química da Coope/UFRJ com o objetivo de compartilhar com a comunidade externa a experiência de seus professores ministrando cursos presenciais. Os cursos têm carga horária média de doze horas, distribuídos entre aulas teóricas e práticas, conforme programação de cada curso. Para se inscrever, é necessário preencher uma ficha e pagar a taxa de 20 reais através de depósito bancário. Todas as informações estão disponíveis no site da Escola.


Até 14 de junho

Inscrições para mestrado e doutorado em Ciências Biomédicas

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ) abre inscrições para o processo seletivo de mestrado e doutorado até o dia 14 de junho. As inscrições devem ser feitas no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), localizado no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), Bloco J/ sala J1-001. Cidade Universitária, no horário de 10h às 15h.

Mais informações sobre a seleção, documentos necessários e programação através do telefone: (21) 2562-6447, do e-mail: denise@farmaco.ufrj.br ou do site do ICB. O Centro de Ciências da Saúde (CCS) fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Rio de Janeiro.


Até 14 de junho

Inscrições para o Simpósio Internacional do Sono

Nos dias 18 e 19 de junho ocorre o Simpósio Internacional do Sono no Hotel Sheraton Barra no Rio de Janeiro. O evento é direcionado a profissionais da área neurológica, pneumológica, geriátrica, entre outros. Além disso, tem como principal objetivo a discussão de novas tecnologias para a Medicina do Sono e de temas como a importância na aquisição de exames complementares nos laboratórios para o melhor diagnóstico de problemas do sono.

As inscrições, além da programação completa do evento e outras informações através do site www.interevent.com.br.


14 de junho

Inscrições para o projeto Conhecendo a UFRJ

De 14 a 30 de junho estão abertas as inscrições para a oitava edição do projeto Conhecendo a UFRJ que ocorre nos dias 19 e 20 de agosto incluindo comemorações pelos 90 anos da instituição. O projeto tem como objetivo a divulgação dos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de orientar na escolha de cursos, tirar dúvidas e apresentar a universidade aos alunos do ensino médio, principalmente de escolas públicas.

Palestras e exposições de estudantes da UFRJ auxiliam aos visitantes no conhecimento da universidade e fornecem informações sobre o conteúdo de cada curso e sua participação no mercado de trabalho através do contato direto entre alunos e possíveis alunos da universidade. Além disso, o evento será uma das principais comemorações aos 90 anos da UFRJ.

Em seus oito anos de existência, o projeto Conhecendo a UFRJ tem diversas histórias de atuais alunos da instituição que foram ajudados pelo evento. Segundo Elisabete Costa, aluna do 3° período de Serviço Social na UFRJ, durante o ensino médio, havia uma dúvida entre os cursos de Nutrição e Serviço Social, mas tomou sua decisão através do contato com as exposições do projeto.

Inscrições, informações e programação do evento podem ser consultadas através do site: www.pr5.ufrj.br.


16 de junho

62º Aniversário da Faculdade de Enfermagem, 17º Encontro de Diplomados e 2ª Mostra Científica e Cultural da UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) promove entre 16 e 18 de junho o 62º Aniversário da Faculdade de Enfermagem, o 17º Encontro de Diplomados e a 2ª Mostra Científica e Cultural. O evento, direcionado a graduandos, pós-graduandos, enfermeiros e professores, conta com discussões sobre a formação do profissional enfermeiro, além de palestras e distribuição de prêmios aos melhores trabalhos apresentados. 

O encontro ocorre na Faculdade de Enfermagem da UERJ que fica no Boulervard 28 de Setembro, 157, 7° andar – Vila Isabel/RJ.

Informações e programação através do telefone: (21) 2587-6335 ou pelo site: http://www.facenf.uerj.br/.


16 de junho

Feira Brasileira de Reciclagem 2010


De 16 a 19 de junho ocorre a Feira Brasileira de Reciclagem no centro de eventos Expo Unimed Curitiba no estado do Paraná. O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento sustentável, a geração de negócios, além da integração entre a comunidade científica e as empresas privadas que investem na situação ambiental e em programas reciclagem.

Paralelamente à  feira ocorre o III Seminário de Saneamento Ambiental no qual serão apresentadas palestras sobre temas como Legislação Ambiental, Conservação de Águas, entre outros. Além disso, o seminário conta com a presença de diversos profissionais da área.

Essa discussão visa esclarecer a população, além das empresas e indústrias que não tem informações sobre como descartar corretamente seus resíduos e contribuem para a poluição ambiental.

Mais informações através do site: www.montebelloeventos.com.br/reciclacao

Ou pelo telefone: (41) 3203-1189.

Anteriores