Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 218
02 de junho de 2010

Agenda

Nutricionistas selecionam voluntárias hipertensas para estudo

Pesquisadores do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC-UFRJ)  selecionam mulheres adultas (entre 30 e 45 anos), que estejam acima do peso, com pressão alta ou controlada por remédio para participar de estudo. É necessário que as voluntárias tenham índices elevados de açúcar e gordura no sangue e não estejam na menopausa.  Não podem ser fumantes, nem diabéticas. Também serão excluídas as mulheres que apresentarem algum dos seguintes comportamentos: consumo frequente de bebida alcoólica, em dieta, uso de remédios para redução de peso ou de gordura e açúcar no sangue.

As voluntárias que passarem pela triagem inicial e completarem o estudo receberão os resultados da avaliação realizada pelos pesquisadores. Para se inscrever, é preciso entrar em contato com as nutricionistas Wânia Monteiro e Rafaela Rangel, respectivamente, pelos telefones 8768-6415 e 8373-6540 ou pelo 2562-6596, deixando nome e telefone para contato.


5 de junho

Evento discute divulgação de descoberta científicaio Ambiente 2010

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ discute o tema "Quando é legítimo uma descoberta científica ser divulgada publicamente?" no próximo dia 5 de junho. A mesa redonda conta com a participação de Ideu Moreira, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e de Suzana Herculano-Houzel, professora do ICB, além de Ana Lúcia Azevedo, do jornal O Globo, e Herton Escobar, do Estado de São Paulo. O evento começa às 14h no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.


7 de junho

Eleições na Maternidade Escola

De 07 a 09 de junho ocorre a eleição para diretor da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ME/UFRJ). O voto será paritário, ou seja, há diferenciação do valor dos votos através da divisão de pesos por categoria. Esta divisão depende da unidade. A chapa inscrita tem como candidato Joffre Amim Júnior, professor e ex-diretor da instituição, e como vice-diretora a professora Rita Bornia, atual diretora da maternidade.

A Maternidade Escola fica na Rua das Laranjeiras, 180, Laranjeiras – Rio de Janeiro.Telefone para contato e informações: (21) 2285-7935.


9 de junho

II Jornada de Controle do Tabagismo e Proteção da Saúde

O Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) promove, no dia 9 de junho, a II Jornada de Controle do Tabagismo e Proteção da Saúde. O evento é composto de uma mesa-redonda onde serão debatidos temas sobre o tabagismo passivo e a importância dos ambientes livres de tabaco, também haverá exibição do filme “Fumando espero”, de Adriana Dutra, além de outras atividades.

A Jornada começa  às 9h no Auditório da Biblioteca Central do CCS. O endereço  é Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária. As inscrições são gratuitas no local do evento, mas a organização pede para que os inscritos doem um agasalho.


Até 10 de junho

Especialização em promoção a saúde e desenvolvimento social

Estão abertas as inscrições, até 10/6, para o curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP). Coordenado pela pesquisadora Maria de Fátima Lobato Tavares, o curso tem o objetivo de formar profissionais da área da saúde, da educação e afins que façam interface com o setor saúde, membros de organizações comunitárias, gestores do SUS e das diferentes esferas do governo para desenvolver práticas de promoção da saúde e desenvolvimento social.

A carga horária total é de 540 horas, com aulas ministradas as quintas e sextas-feiras em horário integral. As atividades se iniciam em 11 de agosto de 2010. Serão desenvolvidas quatro áreas de competência: Cuidado à Saúde; Desenvolvimento Social; Gestão Participativa do Processo de Trabalho; e Educação, combinadas com ênfases distintas e oferecidas nas Unidades de Aprendizagem: Unidade 1: Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social na Gestão de Políticas Públicas; Unidade 2: Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nas Instituições e Organizações; Unidade 3: Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social nos Territórios e Comunidade.

As inscrições devem ser feitas no site.


11 de junho

III Simpósio de Plantas Medicinais de Fitoterapia e X Encontro da Rede Fitocerrado

Nos dias 11, 12 e 13 de junho ocorre o III Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterapia e o X Encontro da Rede Fitocerrado na Universidade Federal de Uberlândia – Minas Gerais. O Anfiteatro do campus Santa Mônica da universidade abriga o evento, composto por palestras, mesas redondas, mini-simpósios, apresentações culturais e de trabalhos através de painéis. 

Inscrições através do site: www.redefitocerrado.org.br/simposio 






Até 14 de junho

Inscrições para mestrado e doutorado em Ciências Biomédicas

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ) abre inscrições para o processo seletivo de mestrado e doutorado até  o dia 14 de junho. As inscrições devem ser feitas no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), localizado no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), Bloco J/ sala J1-001. Cidade Universitária, no horário de 10h às 15h.

Mais informações sobre a seleção, documentos necessários e programação através do telefone: (21) 2562-6447, do e-mail: denise@farmaco.ufrj.br ou do site do ICB: http://www.icb.ufrj.br. O Centro de Ciências da Saúde (CCS) fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Rio de Janeiro.

Anteriores