Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 218
02 de junho de 2010

Notícias da Semana

UFRJ na Semana do Meio Ambiente de Maricá

Rodrigo Baptista

Em comemoração à Semana de Meio Ambiente e ao aniversário de Maricá, município que completou 196 anos de fundação no dia 26 de maio, a UFRJ realiza nesta quarta-feira (2/6) uma série de ações na cidade da Região dos Lagos.  
 
Entre as atividades organizadas pela Coordenação de Extensão do Centro de Ciência da Saúde da UFRJ (CCS) estão a realização de cursos semipresenciais na área de educação e saúde para atualização de professores da rede pública de ensino e a exposição de trabalhos produzidos por professores e alunos na praça central Orlando de Barros Pimentel e em colégios públicos municipais. Alunos do curso de enfermagem, sob orientação de professores, farão também testes de glicose e aferição de pressão arterial, além de fornecerem orientações à população. 
 
“A importância de uma parceria neste nível para o municipio significa muito mais que um apoio a um evento com a prestação de serviços, e sim a democratização do acesso à ciência e suas aplicações. Representa ainda estímulo aos estudantes e profissionais maricaenses quando se coloca à disposição a realidade de algumas profissões, muitas vezes almejadas, porém, mitificadas e inacessíveis”, comemora Deborah Dias, subsecretaria de Meio Ambiente de Maricá. 
 
O município tem sido parceiro da universidade desde assinatura de um convênio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão em maio de 2009. Além da criação de novas bolsas de extensão, financiadas pelo município, foram implementados, em Maricá, projetos como o Programa Saúde e Educação para a Cidadania, que tem como objetivo o estreitamento das relações da universidade com as cidades do Estado do Rio de Janeiro. 
 
De acordo com Florence Brasil, coordenadora de Extensão CCS/UFRJ, A realização de projetos em Maricá permite a aproximação da UFRJ com o município: “Isso fortalece o contato com a sociedade, o que faz parte da tríade indissociável da instituição que é atuar em ensino, pesquisa e extensão", avalia.


VI Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social


Marlon Câmara

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) recebeu na sexta feira (28/05) a VI Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social do Estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a apresentação de pôsteres por estudantes de serviço social, demonstrando seus trabalhos e pesquisas na área. Além dos trabalhos, foram realizadas conferências por professores e assistentes sociais, e contaram com um significativo número de espectadores. 

Entre as conferências, destacou-se a apresentação da professora Ana Paula Ornellas Mauriel, da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. A palestrante abordou a “Seguridade Social e Indicadores Sociais”, apresentou a importância desses temas para a sociedade. Segundo ela, a seguridade social é um conjunto de práticas que visa trazer proteção aos segmentos sociais necessitados. “A seguridade não é só para combater a pobreza, mas principalmente para preveni-la”. A professora expôs ainda o caráter histórico e político dos indicadores sociais, explicando sua importância. “Os indicadores têm sido uma referência para a construção de ações na área social”, relatou Ana Paula.  

O evento contou ainda com as palestras da assistente social Juliana Fiuza, abordando o tema “Proteção Social e seu financiamento na saúde: impasses na atualidade” e de Maria Inês de Souza Bravo, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que tratou de “Parâmetros de atuação do serviço social: desafios para sua incrementação”. 

Na ocasião, Vania Dias de Oliveira, coordenadora da Jornada, informou que a VII Jornada de Intercâmbio já está marcada. O evento deve ocorrer no dia 27 de maio de 2011.

Anteriores