Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 217
27 de maio de 2010

Saúde e Prevenção

Interromper menstruação pode trazer riscos

Michelly Rosa

Que mulher não gostaria de suspender a TPM, as cólicas, além de todo o cansaço e desconforto característicos do período menstrual? Isso é possível, mas não indicado. De acordo com Paulo Canella, professor e médico do Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IG-UFRJ), a maioria dos médicos não quer correr o risco de utilizar essa terapia para interromper a menstruação. 

Isso se deve à  série de contra-indicações ao tratamento e às dúvidas em relação à sua eficácia. “Para manter mulheres em amenorreia (sem menstruar) é necessário o uso contínuo de hormônios e, por longo tempo, não se sabe que consequências teria o uso contínuo de estrogênios e progesterona por períodos de anos, 10, 15 ou mais”, explicou o médico. 

Com a correria do dia a dia, cada vez mais mulheres optam por suspender a menstruação, mesmo sabendo dos possíveis efeitos negativos. Mas, de acordo com Canella, grande parte dos médicos não assume responsabilidade pelo tratamento nem pela decisão da paciente: “Com a suspensão, algumas mulheres podem apresentar alterações no corpo, como aumento de peso, miomas, reações mamárias, alterações nos níveis do colesterol, além de mudanças no comportamento sexual.” 

Menstruação útil e necessária 

A menstruação é  uma função fisiológica como qualquer outra e, naturalmente, tem grande utilidade para a regulação feminina e para a sinalização de possível gravidez e problemas, como nas glândulas tireoide e suprarrenal. “Não concordo com suposições de que a menstruação é inútil. Só se deve suprimir a menstruação por motivos médicos como nos casos de endometriose, (embora haja outros recursos terapêuticos para o tratamento dessa doença)”, esclarece o professor. 

Ainda de acordo com o médico, hormonalmente as mulheres são cíclicas, não menstruar acaba com a variação do comportamento o que é uma característica da mulher. 

Questão comercial 

A indústria farmacêutica move bilhões de dólares mundialmente por ano. Isso auxilia no desenvolvimento de pesquisas, como dos genéricos, mas também na divulgação de tratamentos discutíveis a fim de aumentar as vendas. A possibilidade de interromper a menstruação é um exemplo. Segundo Paulo Canella, há um fator econômico em jogo, pois a supressão das menstruacões significa aumento brutal na venda de hormônios. 
 

Anteriores