Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 217
27 de maio de 2010

Agenda

Hospital Universitário pede doadores de sangue com urgência


O serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho necessita de doadores de sangue com urgência para manter o estoque em níveis seguros de atendimento.

Podem doar pessoas entre 18 e 65 anos de idade, saudáveis e que pesam acima de 50 quilos. Além disso, não é necessário jejum. Os dispostos a contribuir com o hospital devem procurar o serviço de Hemoterapia no 3° andar do HUCFF, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30min.

O HUCFF fica na Rua Rodolpho Paulo Roco, 255 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Mais informações: 2562-2706.


De 26 a 28 de maio

Rio Ambiente 2010 Rio Ambiente 2010


Nos dias 26, 27 e 28 de maio ocorre a sexta edição do encontro Rio Ambiente 2010 no Centro de Convenções Sul América – Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), tem como principal objetivo aprimorar o destino de resíduos sólidos no Rio de Janeiro. Para isso conta com a 6ª Mostra Ambiental, além do 1º Seminário Internacional de Tecnologias e Gestão de Resíduos Sólidos que traz discussões sobre possíveis alternativas na eliminação desses resíduos, uma delas é a reciclagem. 

O Centro de Convenções Sul América fica na Avenida Paulo de Frontin, nº 1, Cidade Nova, Rio de Janeiro. Inscrições e informações através do e-mail: faleconosco@firjan.org.br ou pelo telefone 0800 0231 231.


28 de maio

2º Encontro do Serviço Social do Hospital Quinta D’Or

Dia 28 de maio das 14h às 17h30min, ocorre o segundo encontro do serviço social do Hospital Quinta D’Or no Rio de Janeiro.O evento reúne profissionais de saúde de diversas áreas e conta com palestras de médicos e assistentes sociais sobre temas desde doação de órgãos à prática interdisciplinar do Serviço Social. 

Os profissionais de saúde, assistentes sociais e equipes multidisciplinares interessados em participar do encontro podem acessar o site: www.quintador.com.br. Outras informações pelo telefone: (21) 3461-3907 ou 3461-3520.


28 de maio

Palestra “Bioletim e Blogs” discute divulgação científica no Instituto de Ciências Biomédicas

A oficina “Divulgação Para Cientistas (Blog, Podcast, Twitter e Outras Ferramentas)”, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-UFRJ), incentiva a publicação científica entre pesquisadores da universidade. Dividida entre aulas em sala e em projetos práticos; às sextas-feiras, das 12h às 13h, ocorrem palestras que abordam temas variados, como a história da divulgação científica, a relação da ciência com a imprensa e até a importância das histórias em quadrinhos para o meio.  

Nesta semana (28/5), acontece a penúltima palestra da oficina, “Bioletim e Blogs”, ministrada pelo professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) Mauro Rebelo. A apresentação será realizada no auditório do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas da UFRJ, localizado no bloco F do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.   


28 de maio

VI Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na área da Saúde

Dia 28 de maio, das 8h às 16h30, acontece a “VI Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na Área da Saúde do  Estado do Rio de Janeiro”, no Auditório Halley Pacheco - 8º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. O evento organizado pela Escola de Serviço Social, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Instituto de Ginecologia e Instituto de Doenças do Tórax (IDT) tem como principal objetivo integrar e articular trabalhos na área da saúde.

Assim como implantar o projeto de pesquisa “O Perfil Cultural-Acadêmico e Sócio-Assistencial dos Assistentes Sociais da UFRJ”, que estuda o ambiente e as áreas de atuação do profissional de Serviço Social dentro da universidade. Na jornada serão apresentados trabalhos científicos, através de pôsteres, relatando experiências profissionais e reflexões teóricas sobre a profissão.

Os interessados devem se inscrever no site www.hucff.ufrj.br ou pelo telefone: 2562-2567 (de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h) até se esgotarem o número de vagas, que são 180 para alunos e 120 para profissionais.


28 de maio

Atendimento gratuito contra a dor de cabeça no Instituto de Neurologia da UFRJ

O mutirão da dor de cabeça chega ao Instituto Deolindo Couto (INDC-UFRJ) na próxima sexta-feira (28/05) para prestar atendimento gratuito a pacientes que sofrem do mal crônico. O objetivo do projeto é auxiliar aqueles que lutam  há anos contra a dor e ainda não encontraram tratamento eficaz. O mutirão é organizado pela Sociedade Brasileira de Cefaleia em conjunto com a Academia Brasileira de Neurologia.

A Sociedade Brasileira de Cefaleia afirma ainda que a prevalência da queixa de dor de cabeça, ao longo da vida, seja de 93% nos homens e 99% nas mulheres e que 76% do sexo feminino e 57% do masculino tenham pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês. Quando o problema é a enxaqueca (que é um tipo específico de dor de cabeça), a prevalência geral ao longo da vida é de aproximadamente 12% (18% entre as mulheres, 6% nos homens e 4% nas crianças). Com isso, a dor de cabeça acaba sendo  um dos problemas mais comuns e que mais promovem automedicação. 
 
O Instituto Deolindo Couto fica na Avenida Venceslau Bras, 95, Botafogo, e o mutirão acontece das 8h às 13h. Para outras informações entrar em contato pelo  telefone: (21) 2295-9794.


Até 31 de maio

Inscrições para especialização de psicopedagogos na UERJ

A faculdade de Psicopedagogia da UERJ realiza o curso de Especialização em Tratamento de Problemas de Aprendizagem com o objetivo de capacitar os profissionais da área para diagnóstico, tratamento e prevenção dos problemas de aprendizagem de forma interdisciplinar. 

Dentre as disciplinas oferecidas está Desenvolvimento Cognitivo, Contribuição da Psicologia Social à Psicopedagogia e Estudo crítico do Fracasso Escolar. Os interessados devem efetuar as inscrições até 31 de maio no 10º andar, bloco E, sala 10.001 da UERJ (Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro).

Mais informações através do site: www.cepuerj.uerj.br, do e-mail: cepuerj@uerj.br ou do telefone: (21) 2334-0639.


31 de maio

Plantio de flores em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco na Cidade Universitária

Para celebrar o 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) promove o plantio de flores no terreno em frente ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) a partir das 10h. Em 2010, as comemorações em todo o mundo vão abordar a questão gênero e tabaco. O objetivo é chamar a atenção de mulheres para as estratégias da indústria de tabaco para atingir o público feminino.

Deste modo, o plantio simbolizará a proteção ao meio-ambiente, qualidade de vida, saúde, responsabilidade social e cidadania em contraponto aos aspectos negativos do consumo do 
tabaco: desmatamento, poluição, problemas de saúde. Reafirmando o tema da comemoração de 2010: "Mulher, você merece coisa melhor que o cigarro!". O HUCFF se localiza na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária. 


2 de junho

UFRJ participa do aniversário de Maricá

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participará, na próxima quarta-feira (2/6), da Semana de Meio Ambiente de Maricá, evento que faz parte das comemorações do aniversário do município da região dos Lagos que completa 196 anos de emancipação político-administrativa em 26 de maio.

Entre as ações organizadas pela Coordenação de Extensão do Centro de Ciência da Saúde da UFRJ (CCS) estão a realização de cursos semi-presenciais na área de educação e saúde para atualização de professores da rede pública de ensino e a exposição de trabalhos produzidos por professores e alunos em praça pública. Alunos do curso de enfermagem, sob orientação de professores, realizarão também testes de glicose e aferição de pressão arterial, além de fornecerem orientações à população.

“A realização de projetos de extensão em Maricá permite a aproximação da UFRJ com o município, fortalecendo o contato com a sociedade, o que faz parte da tríade indissociável da instituição que é atuar em ensino, pesquisa e extensão”, explica Florence Brasil coordenadora de Extensão CCS/UFRJ.

Anteriores