Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 217
27 de maio de 2010

Notícias da Semana

Malária Grave em discussão no Hospital Universitário

Michelly Rosa

Gabriella Vanderlinde exemplifica casos de Malária Grave

Nessa quarta-feira (26/05), ocorreu a apresentação do tema “Malária Grave” no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) com a presença de médicos e profissionais da área da saúde. 

A palestra fez parte da Sessão do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias e foi apresentada pela doutora Gabriella Vanderlinde que esclareceu sobre as características da malária grave e mostrou exemplos clínicos do caso. 

Trata-se de uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito do tipo Anopheles, que ocorre na maioria das vezes à noite e em regiões de característica rural, por isso, os viajantes para áreas desse tipo devem atentar para os riscos de transmissão. Há também ocorrências em áreas urbanas.  

No Brasil, a malária é mais recorrente na região amazônica: 99% dos casos da doença no país localizam-se nessa região. O principal sintoma é febre alta, prostração, náusea, vômito também são outros sinais de Malária. Não há vacina contra a doença. 

De acordo com Gabriella, com a Malária diagnosticada, pode-se identificar a Malária Grave a partir de sinais como convulsões, hemorragias, anemia intensa, além de insuficiência renal, alteração da consciência, entre outros. 

Os indivíduos que apresentam fatores de risco diante da transmissão da Malária, e que, portanto podem evoluir a doença para o caso grave, são crianças com menos de cinco anos, gestantes, idosos, transplantados e portadores do vírus HIV. “Na África, o tratamento para a Malária fica muito mais difícil, pois há mais casos de portadores de HIV”. Explicou a médica. 

As medidas de prevenção da doença são as mesmas da dengue e da febre amarela. Desse modo, não deixar água parada em vasos, pneus, garrafas, poças etc. é a melhor maneira de diminuir a possibilidade de contágio.


Importância dos grupos de pacientes entra em debate no Hospital Universitário


Marlon Câmara

Foto: Agência UFRJ de Notícias
Palestrantes explicam a importância dos grupos de pacientes para portadores de doenças crônicas.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) promoveu nessa quarta-feira (26/05), debate sobre “Grupos com Pacientes: seu papel no tratamento da Diabetes, Hanseníase e Obesidade”. Na ocasião, foram apresentadas a importância dos grupos de pacientes para o enfrentamento de doenças que necessitam de cuidados por conta do próprio paciente. 

A assistente social Helen Regina de Oliveira explicou o papel dos grupos de reunião para os portadores de hanseníase. Segundo ela, as reuniões são planejadas pelos profissionais para trazerem informações sobre a doença, demonstrar como deve ser realizado o autocuidado dos pacientes e desenvolver uma discussão coletiva.  

“Reunimos profissionais para discutir planejamento, metodologia, avaliação de resultados e sistematização das atividades desenvolvidas. O trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento dos pacientes e contribuir para a melhora de vida do mesmo”, expõe.  

A palestrante também apresentou a gincana que é realizada durante as reuniões, que incentiva os pacientes a demonstrarem os cuidados que tomam no dia-a-dia, para que esses possam ser avaliados pelos profissionais. A assistente social conta que se surpreende com as práticas que são desenvolvidas pelos participantes. “Um dos pacientes cobriu de material emborrachado os copos e pratos da sua casa, para não se queimar quando fosse consumir algo quente. Ninguém ensinou isso para ele”, diz Helen. 

Presentes também à mesa, a enfermeira Mariangélica Oliveira da Silva e o psiquiatra Nelson Caldas, que falaram sobre sofredores de diabetes e obesidade respectivamente. Os profissionais também relacionaram a importância dos grupos de pacientes com o autotratamento. “O paciente tem que se sentir apto a se automedicar. A experiência do grupo traz muitas informações das quais ele precisa”, conclui Mariangélica.

Anteriores