Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 213
29 de abril de 2010

Agenda

Até 30 de abril

Inscrições para programa de residência em Odontologia no HUCFF




Até 30 de abril ocorrem inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, na área de cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os candidatos devem ser graduados em Odontologia e membros do Conselho Regional de Odontologia (CRO).

As inscrições serão no próprio hospital e exigem que o candidato compareça munido das cópias da identidade e CPF, original e cópia do diploma de graduação, original e cópia do CRO e uma foto 3x4. O Cartão de Confirmação estará disponível entre 10 e 14 de maio, das 8h às 15h. As provas serão no dia 16 de maio. 


30 de abril

4° Simpósio de Enfermagem no Hospital Quinta D’Or

No dia 30 de abril, das 8h30 às 17h, o Hospital Quinta D’Or realiza o 4º Simpósio de Enfermagem. Serão apresentadas palestras ministradas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentre outros especialistas da área, que debatem a atuação multidisciplinar no tratamento de feridas. 

As vagas são voltadas para profissionais, estudantes de nível superior e funcionários da Rede D’Or. Para mais informações, entrar em contato através dos telefones (21) 3461-3907 e 3461-3520. Para se inscrever, basta acessar: www.quintador.com.br.  

O Hospital Quinta D’or localiza-se na Rua Almirante Baltazar, 435, no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro. 


Até 4 de maio

Inscrições de trabalhos na 10ª Mostra Científica e Cultural DEN/HUCFF/UFRJ

A 10ª Mostra Científica e Cultural DEN/HUCFF/UFRJ, promovida pela Divisão de Enfermagem Hylnar Márcia de Menezes do Serviço de Desenvolvimento (Serdes) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), acontece na terça-feira (13/5), das 7h30 às 17h, durante a Semana de Enfermagem 2010. Serão apresentados pôsteres de trabalhos científicos de professores, profissionais e acadêmicos de enfermagem no Auditório Halley Pacheco, 8º andar do HUCFF (Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária).

As inscrições de trabalhos podem ser feitas até 4 de maio, das 7h às 16h, no Serviço de Desenvolvimento (Serdes), na sala 5E22 do 5° andar do HUCFF. Elas não são restritas a integrantes da UFRJ. Para tanto, é necessária a doação de 1 kg de alimento não perecível.

A divulgação dos trabalhos selecionados para a mostra ocorre a partir de 6 de maio, no local da inscrição. Os melhores receberão os prêmios “Hylnar Marcia de Menezes” (categoria área assistencial: enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem) e “Maria Dolores Lins de Andrade” (categoria área de ensino: professores e graduandos de Enfermagem).  

Mais informações pelos telefones (21) 2562-2543 e 2562-2687.  


4 de maio

XIV Encontro de Enfermagem


Nos dias 4, 5 e 6 de maio, de 8h às 17 horas, a Escola de Enfermagem Anna Nery realiza o XIV Encontro de Enfermagem, Trabalho e Saúde do Trabalhador e o I Encontro Internacional de Enfermagem e Saúde do Trabalhador, eventos promovidos pelo Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador, subordinado ao Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola.

O tema central dos eventos será “Assédio Moral no Trabalho” e, para contribuir com o debate, haverá a participação de conferencistas de Cuba, do Canadá, de São Paulo e Porto Alegre. Haverá ainda uma sessão de apresentação de trabalhos nas modalidades pôster e oral, que concorrem ao Prêmio Maria Yvone Chaves Mauro, oferecido pelo Núcleo.

Os eventos acontecem no prédio central dos correios, Rua Afonso Cavalcanti, 58, 5° andar, Cidade Nova. As inscrições são grátis e podem ser feitas no local. 


Até 5 de maio

Curso de Formação Pedagógica para Preceptores do Internato Médico da UFRJ

Estão abertas até o dia 5 de maio as inscrições para a quarta edição do Curso de Formação para Preceptores do Internato Médico da UFRJ. O curso, promovido pelo Laboratório de Currículo e Ensino do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes-UFRJ), pretende intervir na melhoria da formação médica por meio da capacitação pedagógica dos preceptores do Internato médico em exercício nos hospitais da UFRJ. 

A equipe gestora do projeto e os preceptores envolvidos, visam a um modelo de formação pedagógica que tem por suporte metodológico a problematização das práticas em saúde e em educação e as tecnologias da informação e da comunicação como mediadoras para "formar os formadores".

O curso será  realizado no período de 5 de maio a 18 de setembro de 2010. Aos que concluírem será fornecido um certificado de aperfeiçoamento emitido pela Pró-reitoria de Extensão da UFRJ. As inscrições podem ser feitas na sala 33 do bloco A do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária.

Mais informações pelos telefones (21) 2562-6355 e 2562-6356.


6 de maio

III Ciclo de Cinema e Infância


Para discutir o lugar da infância nas novas configurações familiares, o grupo Esquina - cidade, lazer e animação cultural, ligado à Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD), exibe filmes seguido de debates com a participação de professores e psicanalistas todas as quintas-feiras de maio.

Trata-se do III Ciclo de Cinema e Infância, cuja temática é "Infância e famílias - as novas conformações familiares" e acontece sempre a partir das 14h, no auditório Maria Lenk, na Cidade Universitária. 


7 de maio

VI Jornada de Nutrição Clínica na UFRJ

No dia 07 de maio ocorrerá, no auditório Quinhentão do Centro de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS), a VI Jornada de Nutrição Clínica – Aplicação dos Fitoterápicos na Prática Clínica, com a coordenação das professoras doutoras Glorimar Rosa e Wilza Peres.

Os interessados poderão fazer as inscrições no Instituto de Nutrição Josué de Castro de 19 de abril a 06 de maio das 10 às 15 horas (Centro de Ciências e Saúde, bloco J, 2º andar, sala 25. Cidade Universitária). 


Até 18 de maio

Inscrições para Jornada de Iniciação Científica

Estão abertas as inscrições para a XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC), que tem como objetivo oferecer um espaço de exposição e troca de experiências para os alunos da UFRJ.

A JIC é aberta aos alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa na universidade e é obrigatória para alunos bolsistas Pibic-UFRJ e bolsistas Pibic-CNPq.

O evento é de grande importância no calendário acadêmico da UFRJ e vem conquistando, cada vez mais, a adesão do corpo discente, haja vista que nos últimos anos foram apresentados mais de 3 mil trabalhos por edição da exposição.

O período de inscrições para a jornada vai até o dia 18 de maio e deve ser feita através do Espaço Sigma. Os organizadores pedem para não deixar a medida para última hora para evitar congestionamento no servidor. Para mais informações, vide edital:  www.pr2.ufrj.br 


18 de maio

Mesa Redonda: A Mídia é Surda aos Surdos

No dia 18 de maio, a partir das 9h, o Auditório da Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS-UFRJ) recebe a mesa redonda intitulada "A mídia é surda aos surdos?". O debate aborda a questão dos recursos utilizados pelas pessoas com deficiência auditiva para se informarem e quais as adequações que os veículos de notícias apresentam e devem apresentar para que se tornem acessíveis aos surdos.

A mesa, coordenada pela jornalista e doutora Cláudia Jurberg, conta com exposições de jornalistas de mídia impressa e digital e da televisão, além da participação de um representante da comunidade surda. Após a apresentação ocorre um debate envolvendo a plateia composta de surdos e ouvintes, com a presença de intérpretes de Libras.

O evento é organizado pela professora Vivian Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O Auditório fica no Bloco L do CCS, localizado na Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.

Anteriores