Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 212
15 de abril de 2010

Notícias da Semana

Hospital Universitário discute a Saúde Mental no Rio de Janeiro

Marlon Câmara

Foto: Agência UFRJ de Notícias
Leonardo Araújo apresenta dados sobre a cobertura da Saúde Mental na cidade do Rio de Janeiro

 O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) recebeu no dia 14 de abril a visita dos psiquiatras Mario Barreira, superintendente dos hospitais e instituições psiquiátricas da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, e de Leonardo Araújo, assessor da Superintendência dos Hospitais e Instituições Psiquiátricas do Rio de Janeiro.  

Os profissionais apresentaram, durante a palestra sobre Saúde Mental no Rio de Janeiro realizada pelo HUCFF, a atual situação dos Hospitais e Instituições que cuidam da área psicológica na cidade do Rio e as principais preocupações de suas equipes quanto à questão.  

Leonardo Araújo fez uma exposição sobre a distribuição e a situação dos centros hospitalares de tratamento a doenças mentais do Rio de Janeiro. Segundo ele, algumas áreas da cidade possuem poucos hospitais especializados cobrindo áreas de grande concentração populacional.  

Entre os dados apresentados por Leonardo, estavam mapas da cidade, relação de Hospitais e de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), número de leitos disponíveis nas instituições e critérios do Ministério da Saúde sobre a cobertura hospitalar de Saúde Mental no Rio de Janeiro. “Uma das nossas principais estimativas é a proporção de leitos da cidade do Rio de Janeiro. A relação atualmente é de 0,20 leitos / 1000 habitantes da cidade”, diz Leonardo Araújo. 

Outro assunto abordado pelo assessor foi a experiência que a equipe de saúde mental adquiriu com a Emergência Psiquiátrica da Policlínica Rodolpho Rocco, em Del Castilho, um dos principais centros de tratamentos de doenças mentais da cidade. “Pretendemos utilizar a experiência adquirida como referência para aplicação em outros hospitais”, acrescenta Leonardo.

Anteriores