Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 210
25 de março de 2010

Argumento

Programa de Ginástica Laboral propicia melhor qualidade no trabalho

Marlon Câmara



Ilustração: Daniela Follador

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) oferece a seus funcionários um Programa de Ginástica Laboral (GL), criado pela Divisão de Recursos Humanos (DRH), em parceria com a Divisão de Enfermagem (Den), ambos do HUCFF, com coordenação do Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (Sesst). O Programa busca prescrever atividades físicas para os funcionários durante sua jornada de trabalho com o objetivo de melhorar o desempenho dos funcionários e ampliar a qualidade de vida.

Segundo Laura Gomes Barreto, coordenadora do Programa e professora de Educação Física da UFRJ, a Ginástica Laboral auxilia no aumento da flexibilidade e da força muscular, aquece os músculos que serão requeridos durante as tarefas desempenhadas no trabalho, melhorando a mobilidade articular e aumentando a autoestima dos funcionários.

“Também esperamos que, garantindo que os empregados se exercitem regularmente, haja uma prevenção de lesões ocupacionais e de afastamento por Dort (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), reduzindo as faltas”. Além disso, Laura explica que há outros benefícios consequentes da aplicação da GL no ambiente do trabalho, relacionados à imagem do instituto onde for aplicada. “Com funcionários bem dispostos a desempenharem suas atividades laborais e diminuindo o número de faltas, há uma enorme melhoria da imagem organizacional, no caso, do Hospital Universitário perante a comunidade, funcionando como um marketing social”.

Para Laura, que é  pós-graduada em fisiologia do exercício e treinamento desportivo, a aplicação da Ginástica Laboral traz inúmeros benefícios. O Programa já foi implantado no Hospital Universitário, mas a parte prática está aguardando a aprovação do Comitê de Ética e as avaliações físicas dos funcionários. “A principio, a atividade será aplicada somente aos funcionários lotados nos postos pilotos do HUCFF: o setor 9D, o Sessat e o DRH, mas esperamos que em breve ele seja aplicado em todo o ambiente hospitalar”, diz a coordenadora.

Laura explicita que as sessões da GL desempenhadas pelos funcionários do HUCFF não ultrapassarão 15 minutos e poderão ser atividades de ginástica preparatória, ginástica de pausa e ginástica final, sempre com o cuidado de não atrapalhar a rotina do trabalho, havendo uma avaliação prévia do setor e de cada funcionário, a fim de se escolher o programa mais adequado.  “O futuro nos reserva boas expectativas quanto ao Programa de Ginástica Laboral. Afinal, estaremos envolvidos em breve com a Copa do Mundo e com as Olimpíadas. Esta é a hora da Educação Física se mostrar ativa no HUCFF”, finaliza Laura.

Anteriores