Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 209
18 de março de 2010

Saúde e Prevenção

Os efeitos da vacinação infantil contra a gripe comum

Pesquisa constata eficácia da vacina e especialista explica sua importância

Marlon Câmara

A gripe sazonal (gripe comum) é resultado da infecção pelo vírus Influenza e uma doença muito contagiosa e frequente, sendo transmitida com facilidade de pessoa para pessoa. A vacina contra ela vem sendo cada vez mais procurada, principalmente por idosos com mais de 60 anos, mas também por jovens e adultos.

Um estudo americano e canadense, porém, atenta para a imunização de crianças e adolescentes de 3 a 15 anos, dificilmente vacinadas contra a gripe comum. A pesquisa indica que o efeito da vacinação infantil diminuiu consideravelmente os casos da doença entre os adultos. Segundo Mark Loeb, coordenador da pesquisa no Canadá, os resultados mostram que a imunização das crianças tem efeito de proteção nos adultos equivalente à própria vacinação neles.

 
Para Cristina Hoffer, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a vacinação contra a gripe comum traz diversos benefícios: “As crianças, até 1 ano de idade, contraem de oito a nove infecções, que podem ser reduzidas com a vacinação. Além disso, ao se imunizarem, elas podem evitar uma futura infecção bacteriana, que é bem comum de ocorrer naqueles que contraem a gripe nessa idade. É fundamental, principalmente, que as crianças sejam vacinadas antes de entrarem na creche ou escola”. Além da importância no quesito da saúde, a médica afirma que há também a vantagem financeira. “Ao vacinar seus filhos contra a gripe sazonal, os pais também saem ganhando. É óbvio que a imunização contra a gripe diminui muito a atividade laborativa dos pais, reduzindo custos.” 

Questionada a respeito dos resultados da pesquisa canadense, Cristina afirmou que a importância é clara. “Certamente, a vacinação infantil tem o poder de diminuir a contaminação dos adultos. Ao vacinar as crianças, há uma grande contenção da doença, impedindo que se prolifere tanto entre os mais velhos”, diz. “No nosso país, porém, a vacinação contra a gripe sazonal entre as crianças ainda é muito rara. Em nível público, por exemplo, a vacina é exclusiva para as crianças que são imunorreprimidas ou que possuem necessidades especiais. Para isso, elas devem se encaminhar a um Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), que no caso do Rio de Janeiro se localiza no Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel.”  

A médica afirma que pode haver muitas causas possíveis para que esse tipo de vacinação das crianças ainda não seja frequente. “Embora no meio público a vacina seja para indivíduos com necessidades especiais, nos hospitais particulares a vacinação é para todas as crianças. Talvez por ser injetável e pelo fato de sua primeira aplicação ser em duas doses, os pais evitem expor os filhos à vacina.” 

Gripe A (H1N1)

Quanto à importância da vacina contra a gripe sazonal no combate à gripe A (H1N1), Cristina afirmou que não se sabe se existe qualquer interferência, mas que é muito possível que a vacina da gripe comum não tenha efeito contra a H1N1. Para a médica, as pessoas não devem deixar de se vacinar contra a gripe sazonal, principalmente os jovens. “Eu, por exemplo, vacino meus filhos todo ano”, brinca a doutora. 

Anteriores