Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 209
18 de março de 2010

Agenda

Inscrições abertas para prêmio de divulgação científica

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu nesta terça (16/03) as inscrições para o Prêmio José Reis 2010, destinado aos pesquisadores e escritores que contribuem para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação mais conhecidas do público. Este ano o prêmio será concedido na categoria Divulgação Científica e Tecnológica. As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de maio.

O vencedor receberá R$ 20 mil e diploma, além de passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na reunião anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada entre 25 e 30 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Prêmio José Reis é distribuído anualmente em sistema de rodízio. São três modalidades: Divulgação Científica e Tecnológica, Jornalismo Científico e Instituição. O nome é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade.

Os candidatos devem enviar os dados para o endereço: CNPq – Serviço de Prêmios, SEPN 507, Bloco B, Sala 203, Brasília – DF, CEP 70740-901. A documentação inclui ficha de inscrição preenchida, currículo atualizado na Plataforma Lattes, justificativa em que se evidencie significativa contribuição à divulgação científica e tecnológica e cópia dos trabalhos mais importantes (no mínimo cinco e no máximo dez).

Outras informações pelo site do CNPq (http://www.cnpq.br/premios/2010/pjr/index.htm) ou através do e-mail prêmios@cnpq.br.  

 


A partir de 20 de março

UFRJ oferece curso gratuito sobre diversidade sexual

A UFRJ e a Prefeitura de Itaboraí oferecem vagas para o Curso de Formação “Diversidade sexual e Identidades de gêneros na escola e gravidez na adolescência”. Serão realizadas oficinas práticas e aulas teóricas, nas quais se articularão os conceitos, experiência dos indivíduos e a realidade apresentada pelos profissionais de Educação. O objetivo do curso é, principalmente, reconhecer a diversidade sexual e combater a homofobia. 

As aulas acontecem entre 20 de março a 26 de junho, durante os sábados, das 9h às 17h, em Itaboraí. Serão disponibilizadas 200 vagas para gestores, coordenadores, pedagógicos, professores e os demais profissionais das instituições públicas de ensino. As inscrições serão feitas até terminarem as vagas, através do site http://www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade.

Para mais informações, o telefone disponibilizado para atendimento é (21) 2598-1892, ou através do e-mail diversidadeppc@me.ufrj.br.  


A partir de 22 de março

Curso para profissionais de educação

O Grupo de Estudos e Consultórios de Fonoaudiologia e Psicomotricidade Mariângela Stampa e o Sinpro-Rio promovem o curso “Parece, mas não é! - Diagnóstico Diferencial dos Distúrbios de Leitura e Escrita, Praticando na Sala de Aula”. O curso tem como público-alvo profissionais da Educação Infantil, professores de Educação Física e profissionais de áreas afins e tem como objetivo proporcionar ao educador reflexões sobre as dificuldades e distúrbios dos indivíduos na sala de aula, incluindo suas causas e soluções.

Entre o conteúdo proposto incluem-se diferentes formas de comunicação, consciência fonológica e alfabetização, processamento auditivo, ciclo de fracasso escolar e dislexia. O curso “Parece, mas não é!” ocorrerá na sede do Sinpro-Rio, localizada na Rua Pedro Lessa, 35, no Centro. O evento ocorre nos dias 22 e 29 de março e 5 e 12 de abril, das 18h30 às 20h30, tendo carga horária de 8 horas.

Para mais informações deve-se entrar em contato com o Sinpro-Rio pelo telefone 3262-3440 ou através do e-mail escola@sinpro-rio.org.br.

 


25 de março

Aula inaugural de Fundamentos da Ioga na Escola de Educação Física

Na quinta-feira, 25 de março, às 20h, acontece a aula inaugural da disciplina Fundamentos da Ioga, na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ. Será apresentada a nova disciplina oferecida pela EEFD em 2010, ministrada pelo professor do Departamento de Lutas Nilo Pedro da Cunha Gonçalves (Nava Yauvana).

Ainda ocorrem palestras sobre a aplicação da Ioga no ensino formal e não formal, apresentadas por Jayadvaita Das, monge Vaishnava da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON) e instrutor de Bhakti e Hatha-Yoga, Charles Lima, professor de Educação Física e ex-monge da ISKCON, além do próprio professor Nilo.

O encontro é  aberto ao público e ocorre no auditório Maria Lenk, na EEFD (avenida Carlos Chagas Filho, S/N, Cidade Universitária). Mais informações pelo e-mail nilo@unidadezero.com e telefone (21) 2562-6810.  


26 de março

I Encontro Estadual de Políticas Públicas de Saúde Bucal do Rio de Janeiro

A Faculdade de Odontologia da UFRJ e o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) realizam, no dia 26 de março de 2010, o "I Encontro Estadual de Políticas Públicas de Saúde Bucal do Rio de Janeiro".  Participam do evento o prof. Ednilson Porangaba Costa, diretor da Faculdade de Odontologia; Sonia Groisman, professora da UFRJ; Sérgio Côrtes, secretário de Saúde do Estado; além de representantes do Ministério da Saúde e especialistas na área de Saúde Bucal.

A participação é  gratuita para os profissionais credenciados ao CRO-RJ. O encontro acontece no Auditório Barra Life, Av. Armando Lombardi 1000, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Outras informações e inscrições podem ser encontradas no site http://www.cro-rj.org.br/IEEPPSRJ/apresentacao.htm.

 


26 de março

Museu Nacional realiza palestra sobre Aquecimento Global

O Museu Nacional (UFRJ) realiza na sexta-feira (26/03) a Conferência “Aquecimento Global?”. O evento, que ocorre às 14h30, no próprio Museu, conta com o lançamento de livro homônimo, de autoria de Shigenori Maruyama. O evento marca também as comemorações pelos dez anos de criação do Curso de Especialização em Geologia do Quaternário, do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional.  
 
O livro de Maruyama questiona os informes alarmistas sobre o futuro do clima na Terra. Segundo o autor, há processos astronômicos e geológicos negligenciados nos estudos e nas previsões climáticas.  
 
O encontro terá a participação do Dr. Kenitiro Suguio, professor emérito pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) e tradutor da publicação. Estarão presentes também Marcelo Carvalho, professor do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional (UFRJ), João Wagner Castro, professor do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional, e Claudia Carvalho, diretora da Instituição.  
 
O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, s/n. São Cristóvão. Mais Informações pelo tel. 2562-6974 e pelo site www.museunacional.ufrj.br.

Anteriores