• Edição 265
  • 30 de junho de 2011

Notícias da Semana

Um novo olhar sobre a questão das cobaias humanas


Pagar ou não pagar pessoas para desempenhar o papel de cobaia. Eis a questão? Para o médico, antropólogo e professor da University of New York, doutor Roberto Abadie, esse parece ser apenas um dos questionamentos a ser feito e, não, o principal. Interessado mais na subjetividade das pessoas envolvidas nesse processo, tema de seu livro The Professional Guinea Pig (A cobaia profissional), o especialista falou o sobre o assunto em palestra na última quarta-feira (29/06), no auditório do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – Iesc/UFRJ.

[leia mais...]


Greve na UFRJ


Nota da Redação


Os trabalhadores em educação da UFRJ continuam em greve, devido a isso, o boletim Olhar Vital terá sua edição publicada quinzenalmente.

O movimento é nacional e até o momento, 47 universidades federais aderiram à paralisação até o dia 16, segundo a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra). Integram a base da Fasubra, 57 entidades filiadas com 180 mil trabalhadores.

A pauta de reivindicações inclui apresentação de recursos orçamentários para aumento do piso salarial; reposicionamento dos aposentados; resolução para a racionalização dos cargos da Carreira, entre outras.