• Edição 264
  • 16 de junho de 2011

Ciência e Vida

Surge uma nova esperança para pacientes com lesões traumáticas na medula espinhal


Os estudos com células troncos não são os únicos que visam achar soluções para lesões do tipo medular. Pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular, da UFRJ, possui resultados promissores para recuperação de lesões na medula, através da injeção de lamina - uma proteína natural do corpo humano.

A função natural da laminina é a de ancoragem de vários tipos celulares, como as células epiteliais e musculares. Desde 2000, ela é objeto de pesquisa do laboratório chefiado pela professora Tatiana Lobo Coelho Sampaio e, há mais de cinco anos, ela desenvolve um estudo com ratos lesionados em laboratório, nos quais a proteína é injetada na medula, para tentar regenerar os axônios.

[leia mais...]


Greve na UFRJ



Os trabalhadores em educação da UFRJ entraram em greve a partir do dia 14 deste mês. Devido a isso, o boletim Olhar Vital terá sua edição publicada quinzenalmente, sendo a próxima edição dia 30 de junho.

O movimento é nacional e até o momento, 47 universidades federais aderiram à paralisação até o dia 16, segundo a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra). Integram a base da Fasubra, 57 entidades filiadas com 180 mil trabalhadores.

A pauta de reivindicações inclui apresentação de recursos orçamentários para aumento do piso salarial; reposicionamento dos aposentados; resolução para a racionalização dos cargos da Carreira, entre outras.

No próximo dia 21 de junho, terça-feira, está prevista a realização de uma Assembléia/Ato, às 10 horas, no campus da Praia Vermelha, com a concentração no portão principal (Av. Venceslau Brás)

Nota da Redação