• Edição 245
  • 09 de dezembro de 2010

Por uma boa causa

Elimine o vício de sua vida

Michelly Rosa

O Por Uma Boa Causa sobre promessas de fim de ano relacionadas à saúde aborda como último tema,  “como se livrar de vícios de maneira permanente”.

Festas de final de ano despertam, muitas vezes, a vontade de mudar hábitos que prejudicam à saúde. Por isso, muitos alcoólatras e adictos prometem mudar hábitos durante essa época. Porém, de acordo com Marilurde Donato, coordenadora do Núcleo de Intervenções Breves do Centro de Ensino e Pesquisa em Alcoologia e Adictologia da UFRJ (Cepral), a maioria dessas promessas não é cumprida.

“As promessas feitas pelos alcoolistas e adictos no final do ano, geralmente, não são levadas adiante porque são prometidas em clima de euforia, quando não há um verdadeiro comprometimento por uma transformação da realidade”, explica a professora.

Mas como cumprir essas promessas? O que o alcoólatra e/ou usuário de drogas deve fazer para realmente mudar de hábito e melhorar de vida? Segundo Marilurde, é necessário um real comprometimento por uma transformação de realidade: “A promessa somente terá efeito se eles já tiverem dentro de um processo de transformação em suas vidas, no qual o clima festivo poderá até ajudá-los a cumprir com aquilo que prometeram que, em sua grande maioria, é a aquisição ou a manutenção da abstinência”.

Apesar disso, promessas de fim de ano podem, sim, auxiliar na motivação para o fim do alcoolismo ou dependência química. De acordo com a coordenadora, em sua experiência profissional, já ocorreram diversos casos do tipo: “já vivenciamos inúmeros casos em que os alcoolistas e adictos pararam de usar substâncias psicoativas no final do ano ou no começo do outro, porém, eles já se encontravam em processo de transformação da realidade há algum tempo. Portanto, a motivação para que eles pudessem atingir as suas metas já estava sendo traçada muito antes do início de um novo ciclo”.

Para Marilurde, Estratégias Diagnósticas de Intervenções Breves como as oferecidas pelo trabalho do Núcleo de Intervenções Breves do Cepral, podem ajudar aos alcoolistas ou adictos no cumprimento dessas promessas.

“As Estratégias de Intervenções Breves trabalham com a motivação para a transformação da realidade, oferecendo ferramentas (conhecimento) para que saiam de um ciclo de ‘escuridão’ (Fase da Lua) e entrem num novo ciclo de ‘luz’ (Fase do Sol) através da motivação para conhecer e encarar a doença e aceitar a vida com alegria”, completa.