• Edição 239
  • 28 de outubro de 2010

Microscópio

A Festa do Mar e do Sol e Desafio Solar Brasil invadem Paraty


Igor Soares Ribeiro

Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, acontece em Paraty, na Praça da Matriz, “A Festa do Mar e do Sol”, organizada pelo Museu da Ciência e da Cultura do Mar – Museu do Mar, um projeto do Núcleo Interdisciplinar UFRJMar. Segundo Juliette Savin, uma das organizadoras do projeto, a ideia é focar as atividades na sustentabilidade e na movimentação cultural local mostrando a importância de assuntos como mergulho, navegação, construção naval, arquitetura, saúde, primeiros socorros e o uso de energias limpas.

Cercada por uma bela arquitetura, a cidade histórica de Paraty conta com mais de 300 praias e é internacionalmente conhecida pela variedade de opções de passeios turísticos, realizados principalmente a partir de embarcações. Por isso a importância de um projeto que evidencie e discuta a vocação marítima local.

Oficinas realizadas por estudantes da Universidade e profissionais convidados vão conduzir o evento. Durante os três dias, serão ministradas palestras e oficinas de audiovisual, reciclagem de garrafas de vidro, construção naval, navegação à vela e mergulho. As atividades visam, de forma prática, didática e lúdica, a expor questões ambientais e de saúde, gerar reflexão e conscientização e discutir possíveis soluções ou modos de prevenção. “Esta Festa tem uma grande importância e produtividade para os alunos de escolas de Paraty, pois assim podemos colocá-los em contato com as oficinas”, afirma Savin.

E não para por aí

A “Festa do Mar e do Sol” acontece paralelamente à terceira etapa do “Desafio Solar 2010”, organizado pelo Polo Náutico da UFRJ, em parceria com a Prefeitura de Paraty e o Instituto Náutico de Paraty, entre os dias 2 e 5 de novembro. Dentre as atrações, há o rali de barcos movidos apenas à energia solar e o show da cantora Clarice Magalhães. Para conferir a página do evento, visite http://desafiosolar.wordpress.com/.