• Edição 238
  • 20 de outubro de 2010

Agenda

21 de outubro

“Ciência para pequenos curiosos” no Aterro do Flamengo


Em virtude da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ em conjunto com o Museu da Vida/Fiocruz oferecem o evento “Ciência para pequenos curiosos”, projeto que tem objetivo de despertar o interesse das crianças pelo conhecimento científico.

A programação aborda a temática do corpo humano através de histórias, conversas, experimentos e modelos lúdicos e anatômicos, nos quais as crianças interagem. As principais atrações são: Túnica contadora de história, Bate-coração, Eu sou único, Semelhanças e diferenças, Por dentro do nariz e Haja estômago!

O evento ocorre de 21 a 24 de outubro, das 9h às 17h, no Aterro do Flamengo. Mais informações através dos telefones (21) 3865-2130 / 3865-2113.


26 de outubro

Posse da nova diretora do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais


O Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN/UFRJ) realiza cerimônia de posse da professora Gilda Guimarães Leitão e do professor Alessandro Bolis Costa Simas, diretora e vice-diretor, respectivamente, no dia 26 de outubro de 2010, terça-feira, às onze horas, no Auditório Paulo da Silva Lacaz, bloco H, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Av. Carlos Chagas Filho, 373.


27 de outubro

Conferência sobre psicanálise


O Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ realiza, no próximo dia 27 (quarta-feira), a conferência “A voz no encontro clínico”, com Catherine Cyssau, professora de Psicologia da Universidade de Paris Diderot, na França. O evento acontece às 11 horas, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC-UFRJ), com tradução simultânea.

A entrada é franca. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. Mais informações em www.psicologia.ufrj.br 


Até 27 de outubro

Inscrições para doutorado na Faculdade de Enfermagem da Uerj


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) oferece  14 vagas para cursos de doutorado na Faculdade de Enfermagem da instituição. O curso tem duração de quatro anos com início em março de 2011.

Os interessados podem efetuar inscrições na Faculdade de Enfermagem da Uerj, que fica na Avenida Boulevard 28 de Setembro, 157, sala 702, Vila Isabel/ Rio de Janeiro.

O edital do processo seletivo está disponível na página virtual do Centro de Produção da Uerj (www.cepuerj.uerj.br). Mais informações através do telefone (21) 2587-7707. 


28 de outubro

Aleitamento materno


O Hopital Quinta D’Or oferece na próxima quinta-feira (28/10) a palestra “Aleitamento materno”, ministrada pela doutora Helena Alló Villar, infectologista e pediatra do Hospital, que pretende discorrer sobre a importância da amamentação para a mãe e para o bebê, assim como desmistificar e esclarecer dúvidas sobre a amamentação, de modo geral.

A apresentação faz parte do programa “Viver Bem”, ciclo de palestras gratuitas sobre qualidade de vida e saúde para a comunidade promovido pela Rede D’Or.

A palestra sobre aleitamento materno ocorre às 15h30, no Auditório do Quinta D’Or, Rua Almirante Baltazar, 435, São Cristóvão. Inscrições e informações adicionais através do site www.quintador.com.br ou dos telefones (21) 3461-3907 e 3461-3520.  


28 de outubro

I Jornada Baiana de Enfermagem


A “I Jornada Baiana de Enfermagem em Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia”, organizada pela Sogiba – Associação de Obstetrícia  e Ginecologia da Bahia, ocorre entre os dias 28 e 30 de outubro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone (71) 3025-9769 ou 3351-5907 e as inscrições devem ser realizadas através do endereço eletrônico https://www.interlinkeventos.com.br.  


29 de outubro

III Jornada sobre Violência Familiar contra Crianças e Adolescentes

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj), realiza, no dia 29 de outubro, a "III Jornada sobre Violência Familiar contra Crianças e Adolescentes". O tema deste ano é a “Abordagem na Estratégia de Saúde da Família”. A programação inclui palestras e mesas de debate sobre desenvolvimento infantil, prevenção da violência contra crianças, estratégias de intervenção por parte do Estado, entre outras. 

A jornada vai das 9h às 18h, no Salão Dourado do FCC-UFRJ, no campus da Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250, Urca). Os participantes devem fazer as inscrições, que são gratuitas, na Soperj, que fica na Rua da Assembleia, 10, sala 1812.  Outras informações podem ser obtidas nas páginas virtuais do FCC-UFRJ ou da Soperj. As vagas são limitadas. 


Até  30 de outubro

Inscrições para financiamento de projetos de pesquisa na área de nutrição  


O Comitê de Nutrição do ILSI (Internacional Life Sciences Institute) no Brasil oferece através da Força-Tarefa Estilos de Vida Saudáveis o financiamento de até 50 mil reais ao projeto de pesquisa vencedor do processo seletivo.

De acordo com a organização do Projeto, o objetivo desse investimento é contribuir para a prevenção da obesidade e doenças não transmissíveis no Brasil, através da avaliação de intervenções e/ou programas populacionais na área de alimentação e/ou atividade física.

Três propostas serão pré-selecionadas e levadas a uma banca julgadora, composta por um membro do governo, um da academia e um da indústria.

Os interessados podem consultar mais informações sobre o envio de pré-propostas através do site do ILSI (www.ilsi.org.br), do e-mail do projeto (chamada_pesquisa2010@ilsi.org.br ou do telefone (11) 3035-5585.