• Edição 238
  • 20 de outubro de 2010

Cidade Universitária

Alimentação saudável no Campus

Stephanie Tondo

Inaugurado em março de 2009, o Restaurante Universitário tem agradado toda a comunidade da UFRJ, não apenas por ser uma opção de alimentação a baixo custo, mas também por oferecer refeições saudáveis e nutricionalmente completas.  

De acordo com Lúcia Andrade, professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro e coordenadora acadêmica do Sistema de Alimentação da UFRJ, uma alimentação saudável não custa caro. “Basta que haja seleção e equilíbrio dos alimentos na composição do cardápio. Paralelamente, há um trabalho de pesquisa e desenvolvimento de parâmetros técnicos para composição racional de um cardápio padrão a preço justo”, afirma. 

A implementação do Restaurante Universitário no campus do Fundão é fruto de muito tempo de mobilização estudantil e da atual gestão da Reitoria que, através do Plano Diretor, viabilizou a elaboração e a execução do projeto. 

Segundo a professora Lúcia Andrade, todas as políticas adotadas pelo Sistema para implementação do Restaurante Universitário foram orientadas de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Política Nacional de Alimentação e Nutrição.  

“É uma diretriz de trabalho da coordenação do Sistema buscar estratégias para o incentivo a uma boa refeição, considerando a característica dos comensais a serem atendidos pelos Restaurantes Universitários de acordo com a idade e atividade física específica, respeitando os hábitos alimentares dessa clientela, conjugado a uma pesquisa de hábitos que podem ser incorporados em sua prática alimentar”, informa a coordenadora do Sistema de Alimentação da UFRJ. 

Além de fornecer refeições saudáveis e com baixo custo, o Restaurante Universitário tem como objetivo, ainda, manter os estudantes na Universidade até o fim de seus cursos, além de possibilitar a integração entre a comunidade acadêmica.  

“A importância dos Restaurantes é poder atender a uma demanda real do ensino superior, oferecendo condições de fixação dos estudantes, possibilitando sua permanência até a conclusão do curso e contribuindo, portanto, para a redução do índice de evasão da Universidade. Além disso, a organização dos Restaurantes Universitários tem como premissa, ainda, resgatar um espaço de socialização e convivência da comunidade em torno de uma referência importante dentro do espaço universitário”, conclui a professora.