• Edição 236
  • 07 de outubro de 2010

Agenda

Pesquisa sobre dificuldades de importação de material científico


O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ) está realizando uma pesquisa sobre as dificuldades de importação de material científico no Brasil. Este processo é  complexo, seus custos são elevados e, frequentemente, espera-se muitos meses, o que pode levar à perda de material.

A pesquisa tem como objetivo investigar as causas do problema e, talvez, chegar a algumas possíveis soluções. Os interessados em participar podem participar preenchendo o questionário de 2010 através do endereço eletrônico https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dHp2LWZrZ040U2Q1NVI0SVljcXh6TkE6MA.

A nova edição complementa avaliações prévias, realizadas em 2004 e 2007, e será divulgada publicamente na expectativa de suscitar reflexão atual a respeito de seu impacto sobre o progresso da ciência brasileira. As pesquisas anteriores estão disponíveis nos endereços:

http://www.nature.com/nature/journal/v428/n6983/full/428601a.html

http://www.nature.com/nature/journal/v428/n6982/full/428453a.html

http://blogs.plos.org/plos/2008/02/guest-blog-kafkaesque-bureaucracies-impede-import-of-scientific-goods-in-brazil/ 


5 a 7 de outubro

Exposição Arte e Saúde IV


A exposição Arte e Saúde IV, promovida pela Academia Nacional de Medicina, ocorre, este ano, entre os dias 07 e 09 de outubro e conta com oficinas de artes e técnicas de pintura. A abertura do evento acontece no dia 7, às 17h30, na varanda do Museu Inaldo de Lyra Neves Manta, no Centro. Mais informações através do telefone 2524-2034, ramal 40. 


8 de outubro

Samba no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ


A próxima sexta-feira é dia de samba no Centro de Ciências da Saúde. O projeto Sambando com Ciência apresenta dia 8 de outubro, no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), a “Sexta de Samba” com a presença de diversos nomes do samba como Marquinhos Diniz, Efson, Cláudia Nunes e o Grupo DNA do Samba. Nos intervalos, a animação é garantida pelo DJ Café, tocando todos os ritmos. O CCS fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ. 


8 de outubro

Palestra sobre Ecologia com professor da Florida International University


Nesta sexta-feira (08/10), ocorre a palestra "Sobre as causas e consequências da variação ecológica individual", ministrada pelo dr. Márcio Araújo, professor da Florida International University, nos Estados Unidos, e egresso da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O palestrante tem publicações em revistas internacionais de grande relevância acadêmica como Oikos, Journal of Animal Ecology, Biotropica, Ecology, entre outras.

A palestra ocorre às 12h, no Salão Azul do Instituto de Biologia, bloco A, Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ), Avenida carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ. 


11 a 17 de outubro

Semana Mundial da Alimentação


Entre os dias 11 e 17 de outubro acontece a “Semana Mundial de Alimentação”, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro. Neste ano, o tema central do evento é: “Unidos contra a fome - Esta luta é de todos nós”. As iniciativas são voltadas para a melhoria das condições de alimentação e de vida das populações e para o estímulo da reflexão e o debate sobre a questão da fome.

A Semana é uma parceria do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município do Rio de Janeiro (CONSEA-Rio) e a Prefeitura do Rio com a Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO), Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro (Anerj), Articulação de Agroecologia do RJ, Ação da Cidadania, Conselho Regional de Nutricionistas - 4ª Região (CRN-4), Fundação Xuxa Meneghel, Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS), Rede Ecológica, HUMANITAS – Direitos Humanos e Cidadania, Embrapa Agroindústria de Alimentos, Banco Rio de Alimentos(Sesc-RIO), Cozinha Brasil(Sesi), Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde(UFRJ-NUTES), Restaurante Universitário (R.U.) e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

  A lista de eventos, com local e horário, pode ser conferida em:   http://humanitasdhecidadania.blogspot.com/2010/09/semana-da-alimentacao-carioca-2010.html 


13 de outubro

Inscrição de trabalhos científicos para I Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus da Ciência


A Casa da Ciência da UFRJ em conjunto com a Casa da Descoberta da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz e com o Ministério da Ciência e Tecnologia promovem, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, o “I Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência” (ABCMC).

O objetivo do evento é fortalecer o intercâmbio entre museus e centros de ciência nacionais, de modo a constituir um fórum permanente de debates e troca de ideias. Este ano, o Encontro promove um fórum que propõe o debate sobre a popularização da ciência, sob abordagem prática e acadêmica, dentro das instituições culturais envolvidas.

Pesquisadores e acadêmicos de todo o país podem inscrever seus trabalhos científicos, até 13 de outubro. O resumo do trabalho deve ser enviado para o endereço: encontro2010.propostas@abcmc.org.br


15 de outubro

Encontro de Extensão 2010 – Saúde e educação para a cidadania


Dia 15 de outubro, o Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) recebe o Encontro de Extensão 2010 - Saúde e Educação para a Cidadania, este ano com o tema "O Cotidiano Escolar - As Múltiplas Formas de Narrar a Escola".

O evento, que tem como objetivo incentivar profissionais de saúde para o estudo e compreensão dos acontecimentos que ocorrem na educação básica, oferece conferências, mesas redondas, apresentações de pôsteres e divulgação de trabalhos de extensão.

Além disso, conta com a equipe da Coordenadoria Regional de Educação da Ilha do Governador na apresentação do tema "Saúde e Educação na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro" e com a presença do Coral de Alunos de Escolas Municipais do Rio para a abertura do encontro.

A programação completa, além de inscrições e outras informações através do site http://www.ccs.ufrj.br/saudeeducacaocidadania.  


18 de outubro

Pais de estudante de Biologia falecida promovem Prêmio em sua homenagem


Ocorre, dia 13 de outubro, a cerimônia do Prêmio Luísa Pinho Sartori, que busca incentivar o estudo e a pesquisa na área da Biologia, premiando estudantes do Instituto de Biologia da UFRJ que participem da Jornada de Iniciação Científica ou do Congresso de Extensão. A iniciativa surgiu com os pais de Luísa Sartori, estudante de Biologia falecida em 2009, aos 20 anos.

A cerimônia ocorre às 10h no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ), Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária.

Mais informações através do site www.biologia.ufrj.br/premioluisapinhosartori.   


De 18 a 21 de outubro

Curso de Urgências Abdominais


Entre os dias 18 e 21 de outubro acontece o “XLII Curso de Urgências Abdominais”, realizado das 9h às 22h, no Centro de Convenções do C.B.C, na Rua Visconde de Silva, em Botafogo. Mais informações sobre inscrição e programação através do telefone 2138-0650 ou do site www.cbc.org.br.