• Edição 235
  • 30 de setembro de 2010

Teses

Tese analisa alternativa ao tratamento de Leishmaniose

Michelly Rosa

No dia 06 de outubro, a mestranda Joseane Lima Prado Godinha apresenta, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), a tese “Avaliação dos efeitos dos análogos de fosfolipídios e dinitroanilinas em Leishmania amazonensis: estudos in vitro e in vivo”, que mostra a análise de um novo fármaco para o tratamento de leishmaniose.

A leishmaniose é uma doença provocada pelo protozoário Leishmania e transmitida por mosquitos. Os sintomas são febre, diarreia, suores, mal estar, fadiga, anemia, tremores, entre outros. Dependendo do caso, a doença pode danificar órgãos como baço, fígado e medula óssea.

O estudo de Joseane, orientado pelos professores do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Wanderley de Souza e Juliany Cola Fernandes Rodrigues, sugere que um tipo análogo de fosfolipídio e a miltefosina são compostos de grande potencial contra a Leishmaniose e seus sintomas.

A apresentação vai ocorrer às 9 horas, na sala G1-002 do IBCCF, localizado no prédio do CCS, que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.


Estudo analisa exoesqueleto de Trypanossoma cruzi

Stephanie Tondo

Ocorre na próxima quarta-feira (06/10) a defesa da dissertação de mestrado de Juliana Cunha Vidal, “Observação morfológica da relação entre a via endocítica e o citoesqueleto de epimastigotas de Trypanossoma cruzi”, orientada pela professora Narcisa Leal da Cunha e Silva, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ).   

O Trypanossoma cruzi é um protozoário flagelado, conhecido comumente por ser o agente causador da doença de Chagas. O estudo realizado por Juliana Vidal obteve dados que contribuem para  melhor conhecimento da organização ultraestrutural da bolsa flagelar e do complexo citóstoma-citofaringe e reforça a sugestão de que o citoesqueleto tem papel importante na via endocítica de Trypanossoma cruzi.  

A defesa da dissertação ocorre às 14h, na sala G1-022.