• Edição 230
  • 26 de agosto de 2010

Agenda

Atendimento gratuito na área de Neurorreabilitação

O Centro Internacional Sarah de Neurorreabilitação e Neurociências, inaugurado no dia 1º de maio, na Barra da Tijuca, já está cadastrando para atendimento.

O hospital está  preparado para atender pacientes com paralisia cerebral, má formação cerebral, doenças medulares e neuromusculares, doença de Parkinson e Alzeihmer, demências em estágio inicial, ataxias, espinha bífica, paralisia facial, mielomeningocele, crianças com atraso motor, esclerose múltipla e lateral amiotrófica em estágio inicial, além de sequelas de traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, hipóxia cerebral e traumatismo medular.

O atendimento é totalmente gratuito e o cadastro de novos pacientes é feito exclusivamente através dos telefones: (21) 3543-7600, 3543-7601 ou 3543-7602. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O Hospital Sarah Rio se localiza na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 1.500, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro. 


28 de agosto

III Torneio Estudantil de Ginástica Rítmica e Artística do Rio de Janeiro

A Faculdade de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD) recebe, no dia 28 de agosto, às 9 horas, o III Torneio Estudantil de Ginástica Rítmica e Artística do Rio de Janeiro.

O evento, promovido pela Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro com apoio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Rio e da Suderj, é o maior evento de ginástica dos últimos tempos com mais de 700 crianças inscritas. Além disso, tem como maior objetivo incentivar a prática de ginástica nas escolas e promover a inclusão desportiva entre crianças de todas as classes sociais.

Os primeiros participantes inscritos serão premiados com brindes e medalhas de participação.

A Faculdade de Educação Física e Desportos da UFRJ fica na Avenida Carlos Chagas Filho, , 540, Cidade Universitária – Rio de Janeiro.

Mais informações sobre o torneio através do site.  


30 de agosto

Palestra sobre transplante renal no Hospital Universitário

Ocorre dia 30 de agosto no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) palestra sobre transplante renal, ministrada pelo médico Hélio Tedesco Junior, do Hospital de Rim e Hipertensão de São Paulo.

O evento acontece a partir das 11h no anfiteatro da Nefrologia, 7º andar, Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255 – Cidade Universitária. 


31 de agotso

Posse da direção do Instituto de Nutrição da UFRJ

 

Ocorre no dia do nutricionista, 31 de agosto, a cerimônia de posse nos cargos de diretora e vice-diretora do Instituto de Nutrição Josué de Castro. As professoras nomeadas são Eliane Fialho de Oliveira e Cristiana Pedrosa Melo Porto.

A Cerimônia se realiza às 13h30, no Auditório Hélio Fraga, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, bloco K, 2º andar, prédio do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária. 


Até 31 de agotso

Inscrições para curso de Geriatria e Gerontologia da Uerj

 

De 11 de setembro de 2010 a 09 de julho de 2011, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) oferece curso de Geriatria e Gerontologia para profissionais da área de Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Nutrição, entre outros.

O curso tem como objetivo aumentar o número de profissionais especializados na área de geriatria visto a disparidade do número de idosos com o número de geriatras em atuação no Brasil. Além disso, o curso oferece informações atualizadas sobre temas como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, planejamento de ações da saúde do idoso e previdência social.

Os interessados podem efetuar inscrições através do Centro de Produção da Uerj,  até o dia 31 de agosto. Para mais informações ligue (21) 2334-0639. 


1º de setembro

Centenário Carlos Chagas Filho (1910-2010)

 

Entre os dias 1 e 3 de Setembro, o Instituto de Biofísica da UFRJ (IBCCF) promove uma série de atividades comemorativas em homenagem ao centenário do nascimento do professor Carlos Chagas Filho, que dá nome ao Instituto. 

Durante os três dias de evento, o Instituto oferece três simpósios, apresentação do documentário "Afinal, o que é biofísica?", visitas guiadas ao Espaço Memorial Carlos Chagas Filho e uma conferência com o ministro da saúde José Gomes Temporão. 

No primeiro dia (01/09), o Simpósio “O IBCCF: Uma Trajetória de Sucesso” abre as homenagens, com palestra do professor emérito da UFRJ Darcy Fontoura de Almeida e outros profissionais sobre a história do Instituto e a participação do homenageado na reformulação da unidade. 

No segundo dia de homenagens, o simpósio “O IBCCF como Disseminador de Conhecimento”, conta com palestras de profissionais de todo o Brasil, como Wanderley Rodrigues Bastos, da Universidade de Rondônia, e Luis Carlos de Lima Silveira, da Universidade Federal do Pará.  

Além disso, é  apresentado terceiro simpósio com o tema “Carlos Chagas Filho e o fomento à pesquisa no Brasil” e a “Conferência Carlos Chagas Filho”, realizada pelo Ministro da Saúde, ocorre a partir das 16h. 

O encerramento é  marcado pela divulgação do Prêmio João Carlos Timóteo Leite, além da exibição do documentário e a apresentação da palestra “A critical view to our PhD Programs - Una Mirada crítica a nuestros programas de Doctorado”, com dr. Ramon Latore, do Chile, apresentando uma visão crítica aos programas de doutorado. 

O evento ocorre no Anfiteatro do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), que fica na sala 22, bloco G1 do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária - Rio de Janeiro. Mais informações através do site.  


2 de setembro

1ª Jornada de Nutrição da UFRJ/Macaé

A 1ª Jornada de Nutrição da UFRJ/Macaé ocorre na próxima semana, dia 02 de setembro, em comemoração ao Dia do Nutricionista, e tem como tema “Alimentos, Nutrição e Saúde – Avanços e Perspectivas”.

A Jornada acontece das 8h às 17h, na Cidade Universitária de Macaé, Rua Aloísio da Silva Gomes, 50.

As inscrições devem ser feitas através do telefone (22) 2796-2564, entre 8h e 18h. Mais informações através dos sites www.ufrj.br/macae/ e www.funemac.edu.br ou do e-mail extensão@macae.ufrj.br.


4 desetembro

Cineclube Ciência em Foco exibe

No próximo dia 4 (sábado), acontece a sessão do mês de setembro do “Cineclube Ciência em Foco”, promovido pela Casa da Ciência da UFRJ. Na ocasião, será exibido o longa-metragem Veludo Azul, de David Lynch.

Após a exibição, será realizado debate com a presença de James Arêas, professor de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O convidado discutirá os aspectos de estranheza e mistério presentes no filme, a partir das ideias do filósofo Gilles Deleuze.

O Cineclube da Casa da Ciência acontece todo primeiro sábado do mês, às 16h, na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo - Rio de Janeiro. A entrada é franca. Mais informações através do blog do Cineclube


2 de setembro

IV Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal

 

Entre os dias 2 e 04 de setembro, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe o “IV Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal” do estado. 

O evento oferece mini-cursos, conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos a estudantes e profissionais de enfermagem atuantes ou interessados na área neonatal.  

Para isso, temas como ”O Direito de Nascer e Experiências de Nascimento em Diversos Contextos Assistenciais” e “Cuidando da Mulher e do Neonato: Perspectivas para uma Assistência de Enfermagem de Qualidade” são abordadas com o objetivo de esclarecer e debater sobre políticas de qualificação profissional em enfermagem obstétrica e neonatal. 

A programação completa, inscrições e mais informações você encontra no site.


Até 3 de setembro

Inscrições abertas em concurso para mestrado em Enfermagem na UERJ

 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) oferece  25 vagas para cursos de mestrado na Faculdade de Enfermagem da instituição.  O curso tem duração de um ano e tem início marcado para março de 2011.

Os interessados podem efetuar inscrições na Faculdade de Enfermagem da Uerj, que fica na Avenida Boulevard 28 de Setembro, 157, sala 702, Vila Isabel/ Rio de Janeiro.

Na página virtual do Centro de Produção da Uerj você encontra o edital do processo seletivo.

Mais informações através do telefone (21) 2587-7707.