• Edição 229
  • 19 de agosto de 2010

Microscópio

Dia do combate ao fumo e aos padrões culturais


Michelly Rosa

No próximo dia 29, comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Fumo, num momento em que a adoção ao tabagismo, principalmente, por jovens cresce de forma cada vez mais precoce.

Diante disso, a Coordenação de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS), através do Projeto Saúde e Educação para Cidadania, junto ao Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT/UFRJ), promove, dia 23 de agosto, um evento comemorativo ao Dia Nacional do Combate ao Fumo na cidade de Maricá,no Rio de Janeiro.

A atividade oferece testes para aferir o grau de dependência do tabaco, além de testes de monóxido de carbono e distribuição de panfletos informativos e tem como principal objetivo trabalhar temas relacionados à prevenção da experimentação e uso de substâncias lícitas ― álcool e tabaco ―  e aspectos da promoção da saúde. Além disso, oferece propostas de intermediar uma discussão de valores.

De acordo com Florence Brasil, coordenadora do projeto, as drogas legais são as que mais atraem os adolescentes; e o consumo dessas substâncias, na maioria das vezes, precede a iniciação às drogas ilícitas, representando grave problema de saúde pública com repercussões médico-sociais e que precisa ser enfrentado por toda a sociedade: educadores, profissionais de saúde e legisladores, entre outros. “A escola é o palco ideal para a introdução desse importante projeto de educação em saúde, que vem sendo coordenado pelo NETT, tendo como dinamizadora a fonoaudióloga Márcia Trotta”, explica Florence.

Ainda segunda a coordenadora, o trabalho, que será realizado através de atividades vivenciais, permitirá o desenvolvimento da consciência crítica no jovem e o fortalecimento de sua autoestima, manifestando-se em diferentes formas de dizer não às drogas.

Outro obstáculo contra o fumo é a crença cultural de que o ato de fumar significa elegância. Apesar da melhor atitude diante de práticas saudáveis, tal comportamento cultural ainda persiste principalmente entre as mulheres.

Para isso, o evento oferece também atividades direcionadas ao público feminino, com a presença das Mulheres da Maré, consideradas multiplicadoras da prevenção a respeito das implicações que o tabagismo tem para a saúde. Dentre as ações direcionadas às mulheres do evento está a abordagem de temas como “Casa sem Fumaça – Mães fumantes acompanhadas dos filhos”, com a entrega de balões personalizados e “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro” com distribuição de material informativo  e mudas de plantas.

Além desta atividade em Maricá, o projeto oferece também, dia 15 de setembro, uma atividade sobre o mesmo tema numa Escola Municipal de Niterói.  

O evento

As atividades comemorativas em Maricá ocorrem dia 23 de agosto, em Praça Pública, a partir das 10 horas e tem como público-alvo toda a população local.