• Edição 225
  • 22 de julho de 2010

Microscópio

Seminários do Valongo proporcionam troca de conhecimentos astronômicos


Marlon Câmara

O Observatório do Valongo (OV-UFRJ) é um dos principais representantes no estudo da Astronomia do Rio de Janeiro e apresenta, anualmente, fóruns de discussão científica através de seminários e conferências destinados a expor as pesquisas dos principais nomes da Astronomia não só da Universidade, mas também de outras instituições. As apresentações se dão durante todo o ano e ocorrem juntamente com o projeto Folhetim Astronômico.  

“Os seminários/conferências são um espaço para exposição de pesquisas atuais ou para apresentação de tópicos e problemáticas de inúmeras áreas de atuação. Já o Folhetim Astronômico tem como objetivo convidar alunos de pós-graduação, pós-doutorado e professores a exporem, de maneira menos formal do que os seminários, seus projetos de pesquisa.  A finalidade desse espaço é muito mais o debate científico do que propriamente o conhecimento de um fato novo”, explica a pesquisadora Bruna Vajgel, uma das organizadoras dos eventos.  

Os seminários e conferências realizados pelo Observatório têm como principal objetivo promover discussões, proporcionando troca de informações e conhecimentos entre profissionais de diferentes áreas e possibilitando o surgimento de novas colaborações entre pesquisadores e alunos. “O Folhetim Astronômico, por exemplo, é o espaço ideal para alunos e jovens pesquisadores exporem as dificuldades de sua pesquisa e receberem conselhos e sugestões de pesquisadores mais experientes ou de profissionais com pontos de vista distintos”, relata Bruna. 

As apresentações dos fóruns de discussão são essenciais para a divulgação de estudos e para gerar maior interesse pela área astronômica. “Atividades como essas são importantes, pois movimentam diferentes ideias e estimulam discussões sobre distintos pontos de vista, o que é essencial para o desenvolvimento da pesquisa científica, já que ela deve ser imparcial e abordar e investigar todas as possíveis soluções de um problema”, expõe a astrônoma. 

Segundo semestre 

Outros seminários e Folhetins estão programados para o segundo semestre de 2010. Embora a programação ainda não esteja definida, todas as informações dos fóruns estarão disponíveis em breve através do site, onde também se podem encontrar informações sobre as atividades de anos anteriores.