• Edição 225
  • 22 de julho de 2010

Teses

Radiação UV altera desenvolvimento de crustáceo

Michelly Rosa

Análise da doutoranda Evelise Maria Nazari, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas da UFRJ (PCM), mostra que a radiação UV afeta negativamente os embriões de camarões de água doce da espécie Macrobrachium olfersi. 

A pesquisadora, sob a orientação da professora Silvana Allodi do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB), chegou a tal conclusão através de análises realizadas tanto em laboratório quanto em ambiente natural que mostram alterações nos olhos, na pigmentação corporal e nos apêndices locomotores no crescimento das larvas de camarão expostas à radiação.  

Os prejuízos da exposição à radiação ultravioleta são cada vez mais alarmados diante do crescimento nos níveis de incidência desses raios, principalmente em dias de verão, com campanhas para o uso de protetores solares e a não exposição ao sol em horários de pico. Porém, estudos acerca dos malefícios desses raios aos animais ainda são rudimentares, fazendo o estudo de Evelise pioneiro no assunto. 

Segundo a doutoranda, tais alterações observadas podem afetar o futuro do desenvolvimento dessa espécie de crustáceo, afetando o ecossistema da água doce, em que tal espécie desempenha importante papel. 

Diante dos resultados, o estudo é importante por que aponta os reais impactos causados pela radiação, não só no desenvolvimento do ser humano, como também na dinâmica animal. 

A tese “Alterações morfológicas e celulares induzidas pela radiação ultavioleta B em embriões de camarão de água-doce Macrobrachium olfersi” será defendida no dia 30 de julho, às 10 h, no anfiteatro do PCM, localizado do Bloco F do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), na Avenida Carlos Chagas Filho, nº 373, Cidade Universitária ― Rio de Janeiro. 

Mais informações através do telefone (21) 2562-6670.