• Edição 223
  • 8 de julho de 2010

Agenda

Curso de Transtornos de Fluência


A professora Leila Nagib, do Instituto de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, ministra no dia 10 de julho o Curso de Transtornos de Fluência, para fonoaudiólogos e estudantes da área a partir do 4º período. O curso, com duração de 10 horas (das 8 às 18h), tem como objetivo mostrar ao profissional, técnicas de diagnóstico, métodos avaliativos e procedimentos terapêuticos para o transtorno. 

As vagas são limitadas. Os interessados devem solicitar inscrição através do telefone (21) 9342-7984 ou do e-mail: leilanagib.ufrj@gmail.com. O curso de Transtornos de Fluência ocorre na Estrada do Galeão, 1035, sala 316 – Ilha do Governador/RJ. 


11 de julho

Conferência Internacional sobre Assédio Moral


O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ realiza entre os dias 12 e 15 de julho a Conferência Internacional sobre Assédio Moral e outras Manifestações de Violência no Trabalho: Ética e Dignidade dos Trabalhadores. É um evento pioneiro que visa a reunir pesquisadores e outros profissionais envolvidos com o tema de Assédio Moral no Trabalho de diferentes regiões do Brasil e outros continentes.    O Assédio Moral é a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas. Há o predomínio de condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.

A Conferência pretende estimular pesquisas que fortaleçam novo compromisso da academia com as reais necessidades dos trabalhadores. O objetivo é incentivar ações de combate e erradicação das diferentes manifestações da violência no local de trabalho. O evento acontece no Centro Cultural Professor Horácio Macedo, o Roxinho, que fica no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN) e contará com palestras, mesa de diálogos e painéis.

As inscrições podem ser feitas no site http://www.iesc.ufrj.br/assediomoral/eventos/conf_assediomoral.html


13 de julho

Última sessão do ciclo de palestras “Nuclear para Poetas” na Casa da Ciência

Na terça (13/7), das 18h30 às 20h, a Casa da Ciência da UFRJ recebe o engenheiro nuclear Arnaldo Merzrahi, da Comissão Nacional de Energia Nuclear, que ministra a palestra “A questão da segurança nos usos em energia nuclear”. Essa é a última palestra do ciclo “Nuclear para Poetas”. O evento tem o objetivo de levar discussões sobre energia nuclear, suas possibilidades de uso, riscos e benefícios, a um público não-especializado.

A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo. Inscrições pelo telefone (21) 2542-7494. Mais informações através do site http://www.casadaciencia.ufrj.br.


Até 15 de julho

Inscrições de voluntários para realizar cirurgia no nariz

Estão abertas as inscrições, até o dia 15 de julho, para quem quiser se candidatar para realizar cirurgia plástica de nariz. Os voluntários devem enviar e-mail para rinoplastia@ufrj.br. O 6° Curso Teórico Prático de Cirurgia Estética e Funcional do Nariz, coordenado pelo médico Geraldo Augusto Gomes, acontece entre os dias 5 e 7 de agosto no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), na Rua Rodolpho Paulo Roco, 255, Cidade Universitária - Rio de Janeiro.

Até 15 de julho Inscrições de voluntários para realizar cirurgia no nariz Estão abertas as inscrições, até o dia 15 de julho, para quem quiser se candidatar para realizar cirurgia plástica de nariz. Os voluntários devem enviar e-mail para rinoplastia@ufrj.br. O 6° Curso Teórico Prático de Cirurgia Estética e Funcional do Nariz, coordenado pelo médico Geraldo Augusto Gomes, acontece entre os dias 5 e 7 de agosto no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), na Rua Rodolpho Paulo Roco, 255, Cidade Universitária - Rio de Janeiro.


15 de julho

Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ em cartaz

No dia 15 de julho, estreia, no Teatro Angel Viana (Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro), o espetáculo Veia, da Cia. de Dança Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob direção de Patrícia Pereira.

O espetáculo Veia “revela corpos insubmissos que se rebelam às incessantes tentativas de controle e opressão, seja nas relações interpessoais ou sociais. No espaço cênico, gestos de ruptura. O ser humano em explosão manifesta sua necessidade de se libertar de tensões e manipulações diárias. A trilha sonora explora e intensifica a agressividade e a visceralidade do gesto. Intitulado Veia, o espetáculo traz a ideia de pulsação, de passagem, de vida, de fluxo.”

Ele fica em cartaz até o 18 de julho, sempre às 19h, de quinta a sábado, e às 17h, aos domingos. O Teatro Angel Viana se localiza na Rua José Higino, 115, na Tijuca. Mais informações no site http://ciadedancaufrj.wordpress.com/novidades/