• Edição 222
  • 1º de julho de 2010

Notícias da Semana

Diretor do ICB ganha o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

Thiago Etchatz

Roberto Lent, professor titular e diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ) foi o ganhador do 30º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnologia, categoria Divulgação Científica e Tecnologia, edição 2010. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulgou o resultado na última terça-feira (29/6). O prêmio ― em homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis ― é concedido anualmente em sistema de rodízio a três modalidades: Divulgação Científica e Tecnológica, Jornalismo Científico e Instituição.

A comissão julgadora avaliou 110 trabalhos analisando o conjunto da obra e os respectivos currículos dos candidatos. Lent foi premiado devido a seu trabalho como divulgador da ciência e pela contribuição à ciência brasileira. A entrega do prêmio será na abertura da reunião anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), dia 25 julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele receberá R$ 20 mil e diploma.

Roberto Lent

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), possui pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1979-82). Iniciou suas atividades de divulgação científica em 1977, como secretário regional da SBPC/RJ. Sua primeira publicação foi na revista Ciência Hoje onde escreveu seu primeiro artigo de divulgação científica, intitulado “Cem Bilhões de Neurônios”, título esse empregado no livro de Neurociência publicado em 2002, pela editora Atheneu. Desde 1982 esteve ligado ao Projeto Ciência Hoje como editor e como membro do conselho diretor.  Atua principalmente na divulgação científica para adultos e crianças, com livros publicados para ambos os públicos. Em 2004 e 2005 escreveu uma série de cinco livros infantis sobre Neurociência - Aventuras de um Neurônio Lembrador - publicado pela Vieira&Lent. Em 2006, fez o roteiro de uma série de historias em quadrinhos - As Aventuras de Zé Neurim - veiculadas em Ciência Hoje das Crianças On Line/CH On Line.

Hoje, é professor titular da UFRJ e diretor do Instituto de Ciências Biomédicas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), membro do Conselho Técnico-Científico da Capes - Ensino Básico, diretor adjunto do Instituto Ciência Hoje e membro do Conselho Nacional da SBPC. Também chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas e escreve regularmente para a revista Ciência Hoje On Line e outros veículos.