• Edição 220
  • 17 de junho de 2010

Agenda

Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional promove evento sobre esporte adaptado.

Dia 16 de julho, às 10h30min, ocorre no auditório Hélio Fraga do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) o ciclo de palestras “Adaptação e Esporte”, organizado pelo Centro Acadêmico em Terapia Ocupacional (CATO) da UFRJ. O evento tem como principal objetivo abordar o tema da adaptação no esporte, com foco no projeto Surf Adaptado. Além disso, conta com a presença de Henrique Saraiva, fundador do Projeto Surf Adaptado, além dos profissionais de fisioterapia e educação física, Luiz Phelipe Nobre e Luana Nobre.

Mais informações através do e-mail cato.ufrj@gmail.com

O auditório Hélio Fraga fica no bloco k, 2° andar do prédio do CCS, na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.  


Até 18 de junho

Prorrogada exposição “Energia Nuclear” na Casa da Ciência

A exposição “Energia Nuclear”, da Casa da Ciência da UFRJ, foi estendida até o próximo domingo (18/07). O projeto, fruto da parceria entre a Casa da Ciência e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), consiste num espaço interativo e diversas atividades para levar ao público mais conhecimento sobre as aplicações e a história da utilização da energia nuclear.

Os horários para visitação são de terça a sexta, das 9h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 20h. A exposição fica fechada às segundas. A inscrição para palestras, debates e atividades para professores deve ser realizada antecipadamente, da mesma forma que a visitação de grupos e escolas.

O endereço da Casa da Ciência é Rua Lauro Müller, n° 3, Botafogo. A entrada é franca. Mais informações, através dos telefones (21) 2598-3051, 2542-7494 e do site http://www.casadaciencia.ufrj.br/exposicao/nuclear.  


19 de julho

Apresentação do projeto Laboratório Aberto UFRJ em Macaé

Há 20 anos, a UFRJ marca presença em Macaé e, nos últimos anos, a atuação da Universidade só aumentou com a chegada dos cursos de graduação em Farmácia, licenciatura em Química, Nutrição, Medicina e Enfermagem.

Para ratificar o compromisso da UFRJ com região, o campus de Macaé sedia o projeto Laboratório Aberto, divulgando a ciência em Macaé e região, que propõe um primeiro contato dos alunos da educação básica das escolas da região com o mundo da Química, através de experimentos e uma discussão sobre a ciência e sua leitura do cotidiano.

O projeto será  apresentado por seu coordenador, o professor Leonardo Maciel Moreira, no dia 19 de julho, às 18h, durante o evento Inverno com Ciência, no campus de Macaé. Nesse dia, também haverá inscrições das escolas que queiram participar da iniciativa.

O endereço do campus Macaé é Avenida Aluízio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros. Para mais informações, entre em contato com (22) 2796-2563 ou pelo email extensão.ufrjmacae@gmail.com 


19 de julho

Curso sobre Osmose Inversa na Coppe

Entre os dias 19 e 23 de julho, a Escola Piloto Presencial do Programa de Engenharia Química da Coppe promove o curso "Osmose Inversa: fundamentos, membranas comerciais, incrustações e limpeza de membranas". As aulas serão ministradas pela professora Ana Carolina Miranda Costa, de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 13h, no sala 115 do bloco G do Centro de Tecnologia (Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária). Para se inscrever, é preciso preencher a ficha disponível em http://www.peq.coppe.ufrj.br/piloto/presencial/ .

A Escola Piloto Presencial foi criada em 2008 pelo Programa de Engenharia Química da Coope/UFRJ com o objetivo de compartilhar com a comunidade externa a experiência de seus professores ministrando cursos presenciais. Os cursos têm carga horária média de 12 horas, distribuídos entre aulas teóricas e práticas.  


19 de julho a 15 de agosto

Restaurantes Universitários em obras

O Restaurante Universitário Central (RU), localizado ao lado do prédio da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ, terá suas atividades suspensas entre os dias 19 de julho e 15 de agosto. Durante esse período, serão finalizadas as obras da cozinha do RU, para que, além de fornecer refeições à comunidade universitária, o refeitório seja capaz também de produzir os alimentos em suas próprias dependências.

O período escolhido para as obras coincide com o final do período letivo e o recesso estudantil. Todavia, a administração do RU disponibilizou, como alternativa para a oferta de refeições, o Restaurante da Faculdade de Letras. Esse refeitório funcionará normalmente até o dia 5 de agosto, quando também suspenderá suas atividades em função de obras de adequação da estrutura física e de energia elétrica para a instalação de novos equipamentos. A oferta de alimentação volta ao normal no dia 15 de agosto.


Até 23 de julho

Inscrições abertas para residência médica no Hospital Copa D’Or

O Hospital Copa D’Or abre concurso para uma vaga em residência médica em Medicina Intensiva Adulta com duração de dois anos. Os interessados devem ser profissionais de Clínica Médica, Geral ou Anestesiologia. As provas estão marcadas para os dias 26 e 28 de julho. No primeiro dia, às 8h, a prova objetiva, seguida da prova oral, às 14h. Para se inscrever, o candidato deve comparecer à secretaria da Terapia Intensiva do hospital portando o valor de taxa de inscrição e os documentos necessários. 

Mais informações, edital, documentação, requisitos e programação através do site: www.copador.com.br ou do telefone: (21) 2545-3471. O Hospital Copa D’Or fica na Rua Figueiredo de Magalhães, 875, Copacabana.


Até 24 de julho

ICB abre inscrições para seleção de docentes

O Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) recebe inscrições para o processo seletivo nas áreas de Farmacologia Pré-Clínica, com duas vagas disponíveis, e Anatomia (Morfogênese e Plasticidade dos Sistemas), com uma vaga. As vagas são para professores adjuntos do Instituto, que devem ter doutorado, capacidade de ministrar projetos de pesquisa nas áreas citadas e atuar como docentes nas graduações em Anatomia e Farmacologia. 

O concurso conta com uma prova escrita eliminatória, seguida de prova didática, prova prática e uma arguição. Os doutores interessados devem enviar o requerimento de inscrição, junto aos documentos solicitados e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição até o dia 24 de julho. 

Mais informações através do site: http://www.icb.ufrj.br/index.php?option=com_content&task=view&id=537&Itemid=231  


16 de junho

62º Aniversário da Faculdade de Enfermagem, 17º Encontro de Diplomados e 2ª Mostra Científica e Cultural da UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) promove entre 16 e 18 de junho o 62º Aniversário da Faculdade de Enfermagem, o 17º Encontro de Diplomados e a 2ª Mostra Científica e Cultural. O evento, direcionado a graduandos, pós-graduandos, enfermeiros e professores, conta com discussões sobre a formação do profissional enfermeiro, além de palestras e distribuição de prêmios aos melhores trabalhos apresentados. 

O encontro ocorre na Faculdade de Enfermagem da UERJ que fica no Boulervard 28 de Setembro, 157, 7° andar – Vila Isabel/RJ.

Informações e programação através do telefone: (21) 2587-6335 ou pelo site: http://www.facenf.uerj.br/.


16 de junho

Feira Brasileira de Reciclagem 2010


De 16 a 19 de junho ocorre a Feira Brasileira de Reciclagem no centro de eventos Expo Unimed Curitiba no estado do Paraná. O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento sustentável, a geração de negócios, além da integração entre a comunidade científica e as empresas privadas que investem na situação ambiental e em programas reciclagem.

Paralelamente à  feira ocorre o III Seminário de Saneamento Ambiental no qual serão apresentadas palestras sobre temas como Legislação Ambiental, Conservação de Águas, entre outros. Além disso, o seminário conta com a presença de diversos profissionais da área.

Essa discussão visa esclarecer a população, além das empresas e indústrias que não tem informações sobre como descartar corretamente seus resíduos e contribuem para a poluição ambiental.

Mais informações através do site: www.montebelloeventos.com.br/reciclacao

Ou pelo telefone: (41) 3203-1189.