• Edição 218
  • 02 de junho de 2010

Microscópio

Curso de férias da UFRJ discute Nanociência e Nanotecnologia


Igor Costa Gomes

Termina no dia 11/6 o prazo para as pré-inscrições na 4ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ. O curso traz como temas esse ano a Nanoenergia, Nanoestruturas Magnéticas e o Nanoencapsulamento. Entre os dias 26 e 30 de julho, serão ministradas aulas de professores da UFRJ de diversas áreas sobre o tema. A escola é uma produção em conjunto da Escola de Química, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Nutrição, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Odontologia, Instituto de Macromoléculas, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Química e a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ). 

A diversidade de pesquisadores que irão lecionar é necessária por conta do próprio tema em si, que também é multidiciplinar. “A nanotenologia é multi e interdisciplinar. A escola sempre foi pensada com o intuito de ser ministrada por pessoas com diferentes trabalhos. A idéia é mostrar a amplitude do tema a partir da participação de pesquisadores de diferentes unidades da UFRJ”, explicou a professora Ana Maria Rocco, coordenadora da escola.  

Nano na saúde

Entre os diversos temas a serem discutidos destaca-se o papel das nanopartículas na saúde. O professor Eduardo Ricci, da Faculdade de Farmácia, explicará como agentes fotossensíveis são aplicados no tratamento do câncer. Ele também comentará como as moléculas fotossensoras localizadas em tecidos malignos podem ser ativadas por luz, liberando substâncias para combater a doença.  Já a professora Anna Paola Pierucci, do Instituto de Nutrição, abordará como a utilização de nanotecnologia na alimentação pode colaborar no tratamento de doenças como obesidade e câncer.  

Como Participar 

A escola tem como foco alunos de mestrado e doutorado, podendo aceitar alunos de graduação que já estejam próximos de concluí-la. Por conta da logística dos laboratórios que serão utilizados nas atividades práticas, a quantidade de alunos da escola será limitada. Os participantes serão selecionados a partir de uma análise curricular, e o resultado será anunciado no dia 18/06.  

“Após a etapa de pré-inscrições, a comissão organizadora irá se reunir e nós vamos analisar o currículo dos pré-inscritos. A seleção vai tentar equilibrar o número de alunos de graduação, mestrado e doutorado. Serão levados em conta aspectos como envolvimento com pesquisas e estágios, e a motivação do aluno para participar da escola”, afirmou professora Rocco.  

Para fazer a pré-inscrição basta enviar email para 4escolannufrj@eq.ufrj.br contendo currículo vitae e o histórico escolar da formação em curso anexados. As aulas da 4ª Escola de Nanociências e Nanotecnologia acontecerão na Escola de Química (EQ/UFRJ), no bloco E do prédio do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ).